Um estudo realizado em 15 países e liderado no Brasil pela Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado revelou que 92% dos brasileiros entrevistados consideram importante evitar o desperdício, enquanto 86% afirmaram adotar práticas para minimizá-lo.
A pesquisa, intitulada “ESG Global Market Research”, entrevistou quase nove mil pessoas entre julho e agosto de 2024, comparando os comportamentos do Brasil com os de países da América do Norte, Europa e Ásia. O levantamento mostrou que os brasileiros são os mais preocupados com o desperdício de alimentos e os que mais evitam essa prática, entre todas as nações pesquisadas.
No entanto, quando o tema é separação e reciclagem de resíduos, a discrepância entre intenção e prática fica evidente. Apesar de 90% dos entrevistados no Brasil considerarem a reciclagem importante, apenas 68% realmente adotam a prática, marcando a maior diferença percentual entre intenção e ação (22 pontos) entre os 15 países analisados. Esse contraste coloca o Brasil em primeiro lugar no ranking de conscientização, mas apenas na 13ª posição em termos de atitude, superando apenas Estados Unidos e Tailândia.
Segundo Silvio Pires de Paula, fundador e presidente da Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado, o impacto financeiro parece ser um fator determinante para o comportamento ambiental dos brasileiros. “O brasileiro demonstra consciência sobre a importância de evitar impactos negativos ao meio ambiente, mas vemos que essa postura é mais evidente quando há reflexos diretos no bolso, como no desperdício de alimentos. Sem essa percepção financeira, as ações ainda são mais tímidas”, afirmou.
O estudo, realizado globalmente pela Global Market Research, agregou dados de 15 países, incluindo Alemanha, Bélgica, Canadá, China e Reino Unido. Com margem de erro de quatro pontos percentuais, o levantamento utilizou as metodologias CAWI (entrevistas via web) e CAPI (entrevistas presenciais assistidas por computador) para coletar informações de 8.633 pessoas entre os dias 10 de julho e 15 de agosto de 2024.
Comments are closed.