Estudo da Worldpanel revela mudanças nos hábitos alimentares, com avanço de refeições rápidas dentro no lar
Com o aumento de 22,1% no custo médio do almoço fora de casa no primeiro trimestre de 2025 — que atingiu R$ 35,40 por ocasião — os brasileiros estão reavaliando seus hábitos alimentares. É o que aponta o estudo Consumer Insights 2025, da Worldpanel. O reflexo mais direto dessa alta foi a redução de 2,7% nas refeições feitas fora do lar e o crescimento de 1,5% nas refeições dentro de casa no mesmo período.
“O almoço se tornou um indicador importante para entender as mudanças nos padrões de consumo alimentar. O consumidor tem adaptado suas escolhas ao longo do dia para equilibrar necessidades e orçamento”, explica Manoel Paiva, gerente sênior da Worldpanel.
Apesar do custo elevado, o tradicional prato feito (PF) continua sendo uma opção popular fora de casa, movido por questões de hábito e saciedade. Nesse cenário, o consumo de carne bovina subiu 19,3 pontos percentuais, evidenciando a preferência por refeições completas, mesmo diante da pressão inflacionária.
Dentro dos lares, a praticidade orienta as escolhas. Pratos e lanches prontos registraram alta de 1 ponto percentual, enquanto refeições com tempo de preparo de até 30 minutos cresceram 5,7 p.p.. As proteínas seguem valorizadas: tanto carne bovina quanto frango tiveram aumento de 0,6 p.p. na frequência de consumo.
O estudo também aponta uma desaceleração no ritmo de crescimento do consumo fora de casa. Entre o primeiro trimestre de 2023 e o mesmo período de 2024, o avanço havia sido de quase 26%. Já entre 2024 e 2025, esse número caiu para 13,5%.
A pesquisa abrangeu sete regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza, mapeando os hábitos de consumo de alimentos, bebidas, produtos de higiene, limpeza e beleza.
Comments are closed.