Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationKantar RadarBebidas alcoólicas lideram retração no consumo fora do lar no primeiro trimestre de 2025

Bebidas alcoólicas lideram retração no consumo fora do lar no primeiro trimestre de 2025

  • Written by:

Worldpanel aponta queda de 34% na penetração da categoria, com destaque para o comportamento da Geração Z e dos Baby Boomers

O consumo de bebidas alcoólicas fora de casa registrou queda de 34% em penetração no primeiro trimestre de 2025, liderando o movimento de retração de 24% nas ocasiões de consumo geral da categoria. É o que aponta o estudo Consumer Insights 2025, produzido pela Worldpanel.

A queda foi puxada, sobretudo, pela Geração Z e pelos Baby Boomers, que reduziram em 31% e 32%, respectivamente, a presença em bares, restaurantes e outros pontos de consumo fora do lar. Em contrapartida, bebidas não alcoólicas como água sem gás, café e sucos prontos para beber – tiveram aumento de 15,2% em ocasiões de consumo entre os Millennials, que apresentaram comportamento mais voltado ao bem-estar.

O estudo também aponta que, enquanto as bebidas alcoólicas perdem espaço, refeições e lanches se consolidam como os principais motores de crescimento do consumo fora do lar, com alta de 17,5% em penetração. Restaurantes, bares e ambulantes foram os canais mais beneficiados por esse movimento, com crescimento de 0,5%, 0,9% e 1,3% em unidades, respectivamente.

De forma geral, o consumo fora do lar apresenta sinais positivos no longo prazo, com aumento de 7,8% na frequência de visitas aos pontos de venda e de 4,4% nas ocasiões de compra. No curto prazo, no entanto, o cenário é de retração: as ocasiões de consumo caíram 20,9% e o volume médio por visita recuou 13,8%.

Mesmo com retomada da mobilidade e maior frequência de visitas a bares e restaurantes, observamos um consumidor mais seletivo, que desprioriza algumas categorias e reorganiza o consumo de acordo com novas rotinas e prioridades, analisa Manoel Paiva, gerente sênior de atendimento da Worldpanel.

O Consumer Insights, realizado pela Worldpanel, acompanha de forma contínua o comportamento de consumo dos brasileiros, com destaque para alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. Para o estudo fora de casa, foram consultadas 7 mil de pessoas de sete regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Comments are closed.

Rodapé 2