Sustentabilidade na indústria de alimentos passa pela gestão de máquinas e equipamentos

Máquinas usadas de grandes indústrias alimentícias são oportunidades até para empresas concorrentes.
Por Estela Mendonça
A indústria brasileira de alimentos e bebidas responde por 9,6% do PIB e processa 58% de toda a produção agropecuária do país. De acordo com a ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, em 2019, o setor registrou um faturamento de R$ 699,9 bilhões, o que representa um crescimento de 6,7% em relação ao ano anterior.
No ano passado, os investimentos dedicados a projetos de modernização e expansão de fábricas, P&D e desenvolvimento de novos produtos alcançaram R$ 22,3 bilhões, um crescimento de 4% em relação a 2018, o equivalente a 3,2% do faturamento total do setor.
Assim como em outros setores da economia, no de alimentos industrializados, os temas sustentabilidade e desenvolvimento industrial são também foco de atenção. Atualmente, é cada vez mais necessário tornar as empresas produtivas a ponto de gerarem lucros rápidos, mas que sejam, simultaneamente, ecologicamente corretas e socialmente justas.
Sustentabilidade industrial
Para isso, a tendência é a adoção de processos que priorizem a sustentabilidade industrial em todos seus aspectos, considerando a emissão de gases na atmosfera, o uso racional da água, energia, embalagens e o bem-estar dos trabalhadores e consumidores, além da adoção de equipamentos mais seguros e que reduzam seu impacto ambiental.
Gestores industriais podem e devem adotar várias medidas para garantir que seus processos sejam cada vez mais sustentáveis. Um dos desafios na indústria de alimentos é o que fazer com os equipamentos em processos desativação, quer por descontinuação de produtos, por substituição para aumento da capacidade ou por implantação de novas tecnologias. Prolongar a vida útil desses equipamentos com plenas condições de funcionamento é, sem dúvida, uma solução sustentável e economicamente vantajosa, tanto para a empresa que vende como para a que compra.
Gestão de equipamentos usados
Uma solução ainda nova no país é a gestão de equipamentos usados oferecida pela empresa norte-americana com presença global EquipNet, que desembarcou no Brasil há cerca de quatro anos e que vem expandindo seus negócios no país. “A EquipNet oferece algo muito novo ainda para a cultura daqui e, justamente por isso, vislumbramos um grande potencial de mercado”, afirma Igor Souto, líder de marketing da companhia.
De acordo com o executivo, a EquipNet é reconhecida mundialmente na gestão de equipamentos usados. “Somos um markeplace para a comercialização de equipamentos usados e desativados, mas trabalhamos de forma proativa, auxiliando nossos clientes a transferirem internamente seus equipamentos inativos ou a vendê-los, buscando a maximização da recuperação financeira desses itens”.

Igor Souto, líder de marketing da EquipNet.
“A EquipNet revoluciona a maneira como as empresas gerenciam seus ativos excedentes (usados) há mais de duas décadas”, afirma Souto. Segundo ele, os clientes variam em tamanho, desde pequenas empresas até empresas multinacionais. “Gerenciamos todo o processo de venda e reimplementação. Lidamos com equipamentos únicos ou até linhas completas, incluindo também a gestão dos equipamentos de fechamento de fábricas”.
Souto explica que atualmente a empresa está conduzindo alguns grandes projetos nos setores farmacêutico, analítico, de cuidados pessoais e de alimentos. No caso específico da indústria alimentícia, em parceria com a Hilco Industrial, que fornece serviços de monetização de ativos industriais, a EquipNet está trabalhando para um fabricante líder mundial de alimentos para ajudá-la a vender seus equipamentos usados de uma instalação no Brasil.
Como vender ou comprar
De acordo com Souto, a empresa que quer vender um equipamento, entra em contato com a EquipNet, que cataloga, faz a sugestão de preço de venda, de acordo com a realidade do mercado de equipamentos usados, e coloca sua equipe em campo para buscar compradores para esses equipamentos. O publico é bem variado, de pequenas a grandes empresas e até concorrentes. Para anunciar, não existe taxa e a remuneração é feita por comissão nas duas pontas.

EquipNet é reconhecida na gestão de equipamentos usados

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