Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationRadarBebidas ready-to-drink ganham força no Brasil com inovação e novos sabores

Bebidas ready-to-drink ganham força no Brasil com inovação e novos sabores

  • Written by:

Impulsionado por novos hábitos de consumo, o mercado de bebidas prontas cresce com inovação em sabores, formatos e apelo funcional — tanto no segmento alcoólico quanto no não alcoólico.

O mercado de bebidas RTD (ready-to-drink), alcoólicas ou não, tem ganhado destaque no Brasil, impulsionado por mudanças no comportamento do consumidor e inovações na indústria. A categoria inclui coquetéis prontos e misturas com vodka, gin ou cachaça no segmento alcoólico, além de chás gelados, cafés prontos, energéticos e águas saborizadas entre as opções não alcoólicas.

O segmento não alcoólico tem se destacado pelo dinamismo, especialmente com a demanda crescente por bebidas funcionais e saudáveis, enquanto o envase em lata é preferido por agregar valor à experiência do consumidor e facilitar logística e reciclagem.

O crescimento do setor é estimulado pela busca por conveniência, novas experiências sensoriais e o consumo on-the-go, típicos da vida urbana, reforçado pelo investimento das indústrias em inovação, com novos sabores e combinações para atrair o público.

Dados globais apontam que o mercado de RTDs alcoólicos atingiu US$ 40,1 bilhões em 2024, com previsão de chegar a US$ 117,9 bilhões até 2034, crescendo 11,5% ao ano. No Brasil, um levantamento da Scanntech indica crescimento de 6,5% em volume nas misturas alcoólicas prontas para beber entre o primeiro semestre de 2023 e o mesmo período de 2024, com ligeira queda em volume no ano seguinte, mas aumento no preço por quilo.

Entre os lançamentos no segmento, a Cia. Muller ampliou sua linha 51 Ice com os sabores Pêssego e Melancia, direcionados ao público jovem que busca bebidas leves e práticas, além dos sabores já consagrados como Limão e Maracujá. O Grupo Heineken também aposta no segmento com sua linha Amstel Vibes, focada em oferecer diversidade e atender às diferentes ocasiões de consumo.

Paralelamente, o mercado de bebidas prontas não alcoólicas tem crescido, destacando-se as bebidas proteicas que unem praticidade e apelo saudável, especialmente para praticantes de esportes que buscam suplementação fácil. Estudos da Scanntech mostram que essas bebidas tiveram aumento de 40,5% em volume entre 2023 e 2024, apesar de uma redução no preço por quilo.

Marcas como Nescafé lançaram produtos como o Nescafé Pro-Energy, que combina proteína, cafeína e triglicerídeos de cadeia média para potencializar o desempenho físico e mental. A Verde Campo apresentou o shake Natural Whey 100% Whey Protein, sem necessidade de refrigeração, disponível em sabores como morango e chocolate, pensado para consumidores que valorizam conveniência e nutrição.

Comments are closed.

Rodapé 2