De acordo com a GlobalData, a sustentabilidade, a economia e as interrupções no fornecimento de vidro nos últimos anos são os principais fatores por trás dessa mudança. Neralla Rama Ravi Teja, analista de consumo da GlobalData, destaca que “a sustentabilidade tornou-se uma preocupação importante tanto para os fabricantes como para os consumidores”. Ele acrescenta que as garrafas de papel da Frugalpac têm uma pegada de carbono cerca de seis vezes menor do que as garrafas de vidro tradicionais.
A crise no fornecimento de vidro, exacerbada pela escalada da crise Rússia-Ucrânia, tem impulsionado os fabricantes de bebidas alcoólicas a buscar alternativas mais leves para suas embalagens. O aumento dos preços dos combustíveis e as perturbações na cadeia de abastecimento de combustível intensificaram a necessidade de reduzir o peso das embalagens para diminuir o consumo por unidade durante o transporte.
Além disso, a conveniência e facilidade de transporte estão impulsionando a demanda por embalagens mais leves. As bebidas alcoólicas comercializadas em embalagens leves, como latas metálicas e garrafas de papelão, oferecem mais flexibilidade ao consumidor no consumo, especialmente com a crescente tendência de delivery de bebidas alcoólicas.
Teja enfatiza que “a instabilidade no fornecimento de vidro obrigou os fabricantes de bebidas a procurar soluções alternativas de embalagem”. O conflito Rússia-Ucrânia danificou gravemente as instalações de produção de vidro da Ucrânia, resultando na escassez do material e aumentos de preços na Europa. Como resultado, empresas como a Vetropack, um dos principais fabricantes de vidro na Europa, foram forçadas a inovar para lidar com os desafios impostos pela crise do fornecimento de vidro.
Comments are closed.