Um estudo conduzido pela Brazil Panels, empresa de pesquisa de mercado e marketing full service, em parceria com a Agência Conexão Vasques, revela dados importantes sobre os hábitos de consumo de cerveja no Brasil
Segundo a pesquisa, 61% dos brasileiros consomem cerveja, sendo que 3,5% bebem diariamente, com maior concentração nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Entre os 1.715 participantes de todas as regiões do país, 13,1% consomem a bebida de duas a três vezes por semana, 16,15% bebem uma vez por semana, 8,9% consomem de uma a três vezes por mês, e 19,4% raramente.
As marcas mais consumidas regularmente incluem Brahma (43,1%), Heineken (40,6%), Skol (36,6%), Amstel (33,2%) e Budweiser (28,8%). A Heineken é a cerveja preferida entre jovens de 18 a 24 anos (68,8%) e de 25 a 34 anos (61,1%), enquanto a Brahma se destaca entre todas as outras faixas etárias: 44% dos consumidores entre 35 e 44 anos, 42,6% entre 45 e 54 anos, 44% entre 55 e 64 anos e 34,5% acima de 65 anos. Em termos de classe social, a pesquisa aponta que as classes A e B consomem mais Heineken, a classe C prefere Brahma, e as classes D e E optam por Brahma e Skol. Regionalmente, o Nordeste e o Centro-Oeste lideram o consumo de Heineken, enquanto o Norte consome mais Skol, o Sudeste prefere Brahma, e o Sul, Amstel.
Quando perguntados sobre suas marcas favoritas, ficou evidente que a preferida pode não ser a mesma mais consumida diariamente. As marcas favoritas incluem Heineken (16,7%), Brahma (16,2%), Skol (14,2%), Antarctica (7,4%), Budweiser (7,4%), Amstel (6,6%), Itaipava (5,4%), Original (3,5%), Stella Artois (3,2%) e Crystal (2,1%). No entanto, ao analisar os dados por região, foram observadas variações significativas.
As três marcas que se destacam em todas as regiões do país são Heineken, Brahma e Skol. “A recorrência indica uma forte aceitação nacional, refletindo a popularidade dessas marcas entre os consumidores brasileiros, independentemente das diferenças regionais. Os resultados revelam as nuances das preferências regionais e confirmam a forte presença de marcas tradicionais e consolidadas no paladar dos brasileiros”, explica Claudio Vasques, CEO da Brazil Panels e Conexão Vasques.
Segundo o estudo, o sabor foi apontado como o fator mais importante na escolha de uma marca de cerveja, sendo mencionado por 61,6% dos entrevistados. Em seguida, os fatores preço (17,1%), qualidade premium (11,1%), tradição (7%) e disponibilidade (2,5%) também foram destacados, com diferenças de prioridade entre as classes sociais. Para as classes A e B, o sabor e a qualidade premium são mais relevantes, enquanto nas classes C e D/E, o sabor e o preço lideram as preferências.
Vaques observa que em uma cultura de consumo que abrange desde as cervejas mais leves, apreciadas em ocasiões sociais e de lazer, até as artesanais, que proporcionam experiências únicas ao paladar, o gosto é o fator central na decisão de compra. “O sabor se destaca em todos os segmentos de classe social, especialmente em um mercado que valoriza a diversidade de estilos e sabores”, acrescenta.
A pesquisa, que foi realizada entre 10 e 20 de setembro de 2024, contou com uma amostra nacionalmente representativa de 1.715 brasileiros acima de 18 anos, distribuídos entre as regiões Sudeste (54,6%), Sul (19,9%), Centro-Oeste (6,6%), Nordeste (14,9%) e Norte (6%).
Outras marcas citadas que tiveram menor número de votos na pesquisa nacional englobam Eisenbahn, Spaten, Kaiser, Corona, Devassa, Crystal, Schin, Bavaria, Polar, Lokal, Proibida, Beck`s, Caracu, Baden Baden, Colonia, Glacial, Colorado, Cerpa, Cacildis e Tijuca.
Comments are closed.