Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationKantar RadarEventos esportivos impulsionam mercado de bebidas alcoólicas na América Latina

Eventos esportivos impulsionam mercado de bebidas alcoólicas na América Latina

  • Written by:

Eventos esportivos impulsionam mercado de bebidas alcoólicas na América Latina

Da Copa América e UEFA EURO 2024 aos Jogos Olímpicos de Paris, os torneios esportivos de alto nível se tornaram catalisadores poderosos para o aumento no consumo de Bens de Consumo de Rápida Rotação (Fast-Moving Consumer Goods – FMCG), especialmente no setor de bebidas alcoólicas, onde marcas de cerveja aproveitaram a oportunidade para expandir sua presença e se conectar com os consumidores de maneira eficaz.

A Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 forneceu lições valiosas sobre como os eventos esportivos influenciam o comportamento do consumidor. Com mais de cinco bilhões de pessoas interagindo com o evento, as marcas participantes, principalmente as cervejeiras, experimentaram um crescimento considerável. De acordo com dados do Worldpanel da Kantar, o volume de vendas de cerveja aumentou 5,8% durante o mês da Copa do Mundo e seguiu crescendo, com um incremento de 3% após o evento, quando comparado ao período anterior.

Marcas como Budweiser, Heineken e Amstel se destacaram ao maximizar sua exposição e criar experiências cativantes para os consumidores durante o evento, o que resultou em um aumento significativo na taxa de penetração de mercado dessas marcas, um importante indicador de como foram percebidas pelos consumidores.

No Brasil, a Amstel experimentou uma ascensão notável no ranking Brand Footprint 2024, subindo 20 posições, para o 153º lugar. A Budweiser também apresentou desempenho impressionante, registrando aumento de quase 25% em seu CRP (Consumer Reach Points), um indicador da Kantar que avalia a penetração de mercado, frequência e alcance da marca, colocando-a entre as 10 marcas com maior penetração na América Latina.

A Heineken consolidou sua posição de liderança no setor de bebidas alcoólicas, com destaque para o aumento da penetração no Equador, que subiu de 4,8% em 2021, para 11,3% em 2023, além de figurar entre as marcas que mais atraem compradores na região da América Latina.

Esses exemplos ilustram como aumentar a exposição e criar experiências marcantes em grandes eventos esportivos é uma estratégia eficaz para as marcas ampliarem o seu alcance e incentivarem o consumo dos seus produtos.

Comments are closed.

Rodapé 2