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Explorando o consumo de chá e as tendências do mercado global de chá

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O chá é uma bebida amada no mundo todo. Diferentes países adotaram sua própria cultura única do chá. Na Grã-Bretanha, o chá é frequentemente a solução para quase todos os problemas.

Na China, é um símbolo de tradição e atenção plena, enquanto no Japão, a cerimônia do chá é considerada uma forma de arte. A Turquia celebra o chá como parte integrante da hospitalidade e, nos Estados Unidos, os norte-americanos são estereotipicamente conhecidos por preferirem chá gelado ou adoçado.

Embora esses estereótipos culturais possam oferecer uma visão geral do apelo do chá, o mercado global de chá está evoluindo rapidamente. Junte-se à Mintel enquanto mergulhamos nas maiores e mais recentes tendências do mercado global de chá, exploramos como as marcas estão inovando para atender às demandas dos consumidores e revelamos como você e sua marca podem se manter à frente em um mercado dinâmico de chá.

O mercado global de chá está crescendo? A Mintel prevê que o mercado de chá do Reino Unido verá um ligeiro aumento nas vendas de valor em 1,1% para £ 884 milhões ao longo de 2023-2028, apesar de um declínio previsto nas vendas de volume. À medida que as rendas reais começarem a aumentar nos próximos anos, a inflação mais lenta verá o crescimento do valor desacelerar. As marcas precisarão se diversificar para lidar com a crescente concorrência de café, refrigerantes e uma retomada nas ocasiões de foodservice.

O mercado de chá dos EUA está vivenciando um cenário similar influenciado pela inflação. O crescimento das vendas em dólar no mercado de chá e pronto para beber (RTD) foi amplamente impulsionado por aumentos de preço em vez do aumento do consumo. Enquanto 83% dos adultos dos EUA bebem chá, menos de 40% dos bebedores de chá pesquisados dizem que os tipos mais comuns de chá são um sabor que eles apreciam. Com o sabor sendo o calcanhar de Aquiles da categoria, elevar a percepção do sabor será crucial no crescimento da indústria de chá dos EUA.

Apesar da alta inflação, o mercado alemão está projetado para experimentar um crescimento de varejo de longo prazo. A Mintel prevê que o volume de vendas do mercado de chá alemão crescerá 4,8% de 2023 a 2028. Vários fatores contribuem para esse crescimento robusto, em particular, a popularidade dos produtos de chá orgânico, que adere ao foco maior dos consumidores na saúde e no meio ambiente. A meta do governo alemão de atingir 30% de agricultura orgânica até 2030 também apoia essa tendência de expansão.

O mercado de chá na China, particularmente as casas de chá, está entrando em um estágio de maturidade, mas ainda deve crescer para RMB370,8 bilhões até 2027. Esse crescimento é impulsionado pela natureza evolutiva do consumo de chá, agora não mais limitado a ambientes tradicionais, os consumidores estão apreciando o chá em cenários de trabalho e relaxamento. As casas de chá também estão expandindo seus portfólios de produtos e inovando com ingredientes funcionais para atender a diversas ocasiões.

A perspectiva do mercado de chá varia de acordo com a região, mas, no geral, indica um crescimento promissor. Os principais impulsionadores incluem sustentabilidade, benefícios à saúde, ingredientes diversos e novas ocasiões para o consumo de chá. Continue lendo para descobrir como essas tendências principais estão moldando os mercados globalmente e influenciando o consumo de chá ao redor do mundo.

Preparando um futuro sustentável: tendências do mercado de chá

Em todo o mundo, há uma forte ênfase na sustentabilidade, impulsionada pela demanda do consumidor por produtos ecologicamente corretos e produzidos eticamente. Aqui, a Mintel descreve algumas maneiras principais nas quais as marcas de chá estão preparando mudanças ousadas para satisfazer os consumidores ecologicamente conscientes.

Inovações em embalagens

As marcas de chá estão trabalhando ativamente para melhorar as credenciais de sustentabilidade de seus produtos, concentrando-se em embalagens ecológicas. Em 2023, mais de um terço dos lançamentos globais de chá e chá RTD e mais de quatro quintos dos lançamentos de chá no Reino Unido ostentavam embalagens ecologicamente corretas. Somente na Tailândia, um quarto dos consumidores está disposto a pagar mais por chá embalado em sacos sem plástico. Para atender a essas crescentes expectativas, as marcas não estão apenas trabalhando para eliminar o plástico dos saquinhos de chá, mas também estão explorando alternativas biodegradáveis e compostáveis.

Transparência e fornecimento ético

Os consumidores estão cada vez mais buscando transparência no fornecimento sustentável e na produção de produtos e serviços. Mais da metade dos bebedores de chá alemães estão dispostos a pagar mais por chá de origem ética, onde a taxa extra é paga diretamente aos agricultores. As marcas estão respondendo fornecendo informações na embalagem sobre suas cadeias de suprimentos e práticas de fornecimento ético.

Em uma linha semelhante, as marcas de chá no Reino Unido estão cada vez mais obtendo certificações como Fairtrade e Rainforest Alliance para garantir aos seus consumidores que estão comprometidos com práticas éticas, tratamento justo dos trabalhadores e melhores compromissos ambientais.

Práticas agrícolas regenerativas

Para proteger o mercado de chá do futuro, as marcas estão se voltando para práticas agrícolas regenerativas. Essa prática é focada em garantir a sustentabilidade do cultivo de chá, mantendo a saúde do solo e a biodiversidade. Esses esforços também veem as marcas se estendendo para reduzir sua pegada de carbono usando ingredientes com eficiência de carbono.

No geral, a sustentabilidade está se tornando um componente essencial do mercado de chá, com marcas fazendo esforços concentrados para atender às expectativas dos consumidores por produtos ambientalmente responsáveis e produzidos de forma ética.

Expansão das ocasiões de consumo de chá

O chá está sendo cada vez mais posicionado como uma bebida para diversas ocasiões, impulsionado pelas mudanças nas preferências dos consumidores e lançamentos de produtos inovadores.

Chá e petiscos: a combinação perfeita

Uma união curiosa é entre a tendência da snackificação e o ritual do chá da tarde. A tendência da snackificação vê a linha entre os limites da refeição e do lanche sendo borrada, onde os consumidores — normalmente com idades entre 19 e 24 anos — comem lanches ao longo do dia e, às vezes, até substituem as refeições tradicionais.

Essa tendência também é evidente em mercados como a Tailândia. Quase metade dos tailandeses consomem chá durante a tarde, apresentando uma oportunidade para as marcas de bebidas posicionarem o chá como um companheiro ideal para lanches salgados.

Curiosidade sóbria desperta inovação no mercado de chá

O movimento “sober curious”, que vê as pessoas escolhendo reduzir ou cortar o álcool, criou oportunidades no mercado de chá. Na Alemanha, por exemplo, há uma tendência notável para a moderação do álcool, com quase metade dos alemães considerando limitar ou não beber álcool como uma forma de manter um estilo de vida consciente da saúde.

Essa tendência não se limita à Alemanha e pode ser aplicada a outros mercados onde os consumidores buscam escolhas de estilo de vida mais saudáveis. Em resposta às mudanças nas demandas dos consumidores, as marcas estão inovando com o desenvolvimento para criar produtos versáteis que imitam os sabores de bebidas alcoólicas populares.

A ascensão do mercado de chá funcional

A ascensão do chá funcional está rapidamente se tornando uma tendência proeminente no mercado global de chá, impulsionada principalmente por um interesse crescente do consumidor em saúde e bem-estar. Chás funcionais, conhecidos por seus benefícios à saúde — como aumentar a energia e a imunidade, ajudar no sono ou no foco mental e melhorar a saúde geral — estão ganhando popularidade em todo o mundo.

O chá também tem uma oportunidade crescente de se posicionar como um jogador-chave na categoria de bebidas energizantes, particularmente porque um número maior de consumidores busca bebidas que ofereçam fontes de energia naturais e sem tremores.

 

 

 

 

 

Fonte: Mintel 08.10.2024

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