Fi South America 2022: o futuro dos alimentos e bebidas já chegou

Protótipos que seguem megatendências mostram que quase tudo pode ser recriado, substituído ou enriquecido na alimentação dos brasileiros
Por Estela Mendonça
As megatendências para a indústria de alimentos e bebidas, como produtos plant-based, proteínas cultivadas e ingredientes funcionais, além das recentes mudanças regulatórias que estão por vir, criaram o ambiente ideal para atrair mais de 10 mil visitantes ao São Paulo Expo, na capital paulista, entre os dias 9 e 11 de agosto, para conferir a 24ª edição da Food ingredients South America (FiSA), a mais tradicional plataforma de inovação da indústria alimentícia da América Latina. O evento híbrido contou com a participação de 100 empresas, representando cerca de 700 marcas. Os que não puderam comparecer puderam conferir as transformações na plataforma digital Fisa Xperience.

Diane Coelho, gerente de negócios da FiSA
“O volume de público que se credenciou foi superior ao da edição de 2019. Nos dois últimos anos, as jornadas digitais que oferecemos foram extremamente bem-sucedidas e vieram para ficar, mas havia uma saudade imensa entre os profissionais de poder voltar aos encontros presenciais. O face a face é muito valorizado nos negócios do setor. Além disso, ingredientes envolvem bastante as experiências sensoriais. Tudo isso colaborou para uma edição fantástica do evento”, disse Diane Coelho, gerente de negócios da FiSA.
Tradicional na agenda do evento, o Summit Future of Nutrition teve uma programação diversificada, dividida sob três temáticas: natural ingredients, health ingredients e food ingredients. Entre as novidades desta edição, a FiSA promoveu o Plant-Based Experience, com palestras de especialistas, apresentação de novos produtos e demonstrações de receitas com chefs, o Lounge Choco & Coffee by Prova, que ofereceu uma variedade de sabores e inovações em bebidas à base de café, chocolates, chocobomb e biscoitos com extratos e aromas brown notes, além de mascaradores em produtos proteicos,e o HUB Regulatório, um curso em que a Regularium e a Meta Regulatória mostraram às indústrias como aprovar novos ingredientes na lista positiva da Anvisa.
Parceiro da FiSA 2022, o Portal Food Innovation esteve presente no evento e traz a cobertura jornalística das principais tecnologias e novidades apresentadas pelos expositores. Confira abaixo:
Expertise regulatória
A Vigna Brasil, consultoria regulatória que atende diversos segmentos regulados no Brasil, América Latina e outros países, vem nos últimos anos ampliando sua participação no evento. “Temos participado das edições da FISA, inicialmente como visitantes e depois nos envolvendo em outras ações como expositores e fornecedores de conteúdo através de entrevistas, de matérias publicadas e nas palestras no evento”, disse Elaine Guaraldo, sócia-diretora da Vigna Brasil.

Elaine Guaraldo, sócia-diretora da Vigna Brasil
Nesta edição não foi diferente. A Vigna Brasil contribuiu com sua expertise regulatória em conteúdos especiais e Elaine participou do Summit Future of Nutrition, abordando uma das temáticas mais relevantes para o setor de alimentos e bebidas: as regras de rotulagem nutricional para novos produtos, que entram em vigor em outubro. As principais mudanças envolvem a implementação da rotulagem frontal, novos padrões da tabela nutricional e critérios para alegações nutricionais.
“Nossa expectativa no evento anual da FISA é sempre muito alta, pois é uma das principais feiras de ingredientes na América Latina, congregando não só a indústria de diversos segmentos e áreas de atuação, como também outros players dessa ampla e complexa cadeia, como consultorias, pesquisadores, associações, governo, entre outros, criando um ambiente muito rico de trocas de ideias e experiências”, destacou Elaine.
Elaine também ressaltou a importância da atuação da consultoria para o setor de alimentos e bebidas: “A Vigna Brasil vem contribuindo com sua experiência e visão estratégica nesse mercado ao longo dos seus 26 anos de história”.
Foodology by Univar

Nick Powell, presidente de ingredientes e especialidades e presidente para Europa, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico da Univar Solutions
A principal novidade da Univar Solutions na FiSA 2022 foi apresentar sua nova marca: Foodology by Univar Solutions, que conta com uma equipe especializada dedicada às necessidades exclusivas de distribuição e inovação técnica das indústrias de alimentos, bebidas e ingredientes alimentícios e nutricionais. “A Foodology incorpora o compromisso contínuo da Univar Solutions em ajudar a moldar o ‘futuro da indústria de alimentos’, fornecendo aos clientes acesso aos ingredientes, formulações, suporte técnico, conhecimento regulatório e cadeia de suprimentos de classe mundial necessários para alimentar um mundo em crescimento de maneira sustentável”, disse Nick Powell, presidente de ingredientes e especialidades e presidente para Europa, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico da Univar Solutions.

Kevin Hack, vice-presidente global de food ingredients da Univar Solutions.
“Foodology combina nossos recursos de distribuição líderes do setor e nossa rede global de profissionais de alimentos e especialistas em ingredientes em nosso ecossistema de centros de soluções globais, com uma estrutura ainda mais forte de especialistas do setor” acrescentou Kevin Hack, vice-presidente global de food ingredients da Univar Solutions. “Esses recursos unem nossa presença de distribuição e profundo conhecimento técnico da indústria de alimentos para projetar e fornecer soluções inovadoras para todo o mundo, tornando-nos a melhor escolha para os clientes”.
Camilla Duarte Marques, gerente de marketing e vendas técnicas, contou que, em dezembro de 2021, como estratégia para expandir seus negócios no Brasil, a Univar Solutions, adquiriu o negócio de distribuição do Grupo Sweetmix, que atua na importação, exportação e comercialização de matérias-primas e ingredientes para as indústrias alimentícia, farmacêutica, de polímeros e cosméticos. “A FiSA 2022 é o primeiro evento com o time de Food Ingredients integrado. Estamos apresentando na feira nossa estrutura e recursos de time comercial, técnico, produtos, marketing, customer service, entre outros”.
Alinhada às tendências de saudabilidade e indulgência, a empresa também apresentou este ano mais de quinze protótipos com estes claims, todos desenvolvidos em nosso centro de soluções. “Em bebidas, suplementos, produtos plant based e snacks, estamos promovendo todo o nosso portfolio focando em nossos parceiros: BENEO, Mane, Novozymes e AGT Foods”, disse Camila.
Além dos protótipos para degustação, a empresa também criou para o evento uma área de experiência sensorial, com conteúdos interativos sobre as tecnologias de aromas e moduladores da Mane, soluções enzimáticas para bebidas vegetais da Novozymes e soluções para chocolates sem adição de açúcar da Beneo.
Gestão do ciclo de vida
Diversos painéis do congresso científico Summit Future of Nutrition debateram o uso crescente da Inteligência Artificial (IA) e de analytics nos processos de inovação em alimentos e bebidas.

Eduardo Schmoller, expert em PLM
A Centric Software marcou presença na programação com a palestra “Digitalização do Desenvolvimento de Produto – Como a Tecnologia está Revolucionando o Mercado de A&B”, apresentada pelo gerente comercial Roberto Cannavan e o expert em PLM Eduardo Schmoller.
Os palestrantes detalharam os atributos da solução Centric PLM™ (Product Lifecycle Management), que organiza em uma única plataforma todas as etapas do desenvolvimento do produto, do conceito até especificação final. Trata-se de uma solução colaborativa para toda a cadeia de desenvolvimento, incluindo equipe interna e fornecedores.
“Por meio de uma única ferramenta de gestão holística, é possível controlar todos os fatores do desenvolvimento de produto, incluindo especificação de produto e gestões de fórmula, matéria-prima, regulatória e de suprimentos, além de permitir visibilidade de custo e colaboração remota”, ressaltou Schmoller.

Roberto Cannavan, gerente comercial da Centric Software
“O Centric PLM rastreia e gerencia todos os dados relacionados ao produto ao longo de seu ciclo de vida. Isso garante que, à medida que o produto é desenvolvido e evolui ao longo do tempo, exista uma única fonte, continuamente atualizada, contendo todas as informações relevantes para o fabricante, incluindo listas de ingredientes, certificações, datas de validade e assim por diante”, destacou Cannavan, acrescentando que, entre as vantagens de adotar a tecnologia, além de reduzir o time to market e os custos, o Centric PLM™ melhora as margens, reduz riscos, aumenta produtividade e protege o capital intelectual.
Com sede no Vale do Silício (EUA), a Centric Software, de propriedade majoritária da Dassault Systèmes, é pioneira em mobilidade, com aplicativos de gestão PLM mobile, e amplamente conhecida por sua conectividade com dezenas de sistemas corporativos, como PLM, ERP, DAM, PIM, e-commerce, planejamento, entre outros. A empresa já recebeu vários prêmios e reconhecimentos do setor, figurando em várias edições da lista Global Top 100 da Red Herring e sendo reconhecida em diferentes premiações de excelência pela Frost & Sullivan.
Mix de proteínas
A Alibra Ingredientes, indústria brasileira que conta com um extenso portfólio de produtos para a indústria de alimentos de diferentes segmentos, apresentou aos visitantes suas soluções de alternativas aos queijos e sistemas proteicos, estabilizantes e espessantes, além de soluções lácteas aglomeradas para bebidas expressas em cápsulas e vending machines.
Um dos grandes destaques no estande da empresa foi o Alibra Mix Protein. Segundo Carol Spinelli, diretora comercial e de marketing, trata-se de uma combinação de proteínas do leite e do soro corretamente balanceados, que permite a elaboração de produtos lácteos com altas concentrações de proteínas e/ou BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada).

Carol Spinelli, diretora comercial e de marketing da Alibra Ingredientes
Carol também destacou a linha OILA, que incorpora a tecnologia Alibra de secagem de óleos e gorduras em pó, menos suscetíveis à oxidação quando comparados aos seus similares líquidos ou em pasta. A marca reúne três grupos de produtos para atender as mais diferentes necessidades da indústria alimentícia: OILAFats, óleos e gorduras vegetais e leite de coco em pó; OILACream, gorduras lácteas em pó, incluindo creme de leite em pó, e OILANutra, óleos e gorduras para nutrição especializada (TCM em pó e blends customizados).
Pioneira na secagem de óleos no Brasil, a Alibra também apresentou os caseinatos de sódio e de cálcio em pó que, de acordo com Carol, são excelentes alternativas pelas suas características nutricionais e emulsificantes, e que ainda atendem a crescente demanda por produtos com alto teor de proteína.
‘’Apresentamos aos visitantes ingredientes diferenciados desenvolvidos para agregar valor ao produto final. Para isso, preparamos para degustação um cardápio elaborado com as nossas especialidades”, disse a diretora, citando protótipos de doces e salgados, como pizzas, pães de alho, molhos, sorvetes, cremes de frutas e sobremesas, com os mais variados apelos e funcionalidades, inclusive plant-based.

Luiz Gonzatti, presidente da Alibra Ingredientes
Luiz Gonzatti, presidente da companhia, destacou que, para a Alibra, que busca proporcionar que seus ingredientes façam a diferença nos negócios de seus clientes, a FiSA 2022 é um evento de grande relevância por conectar indústrias e profissionais à inovação para o desenvolvimento de produtos alimentícios que fazem parte da transformação da vida de milhares de consumidores no mundo, além de contar com visitantes altamente qualificados.
‘’Mesmo diante das incertezas no ambiente econômico, político e sanitário, nos últimos anos, a Alibra Ingredientes se mostrou cada vez mais resiliente e preparada. Investimos ainda mais em inovação e tecnologia e conseguimos crescer e aprimorar nosso portfólio com especialidades e soluções diferenciadas que proporcionam conveniência e versatilidade aos nossos clientes. Por isso ficamos entusiasmados com este evento. Com certeza é um grande reencontro do setor e uma ótima oportunidade para a Alibra apresentar e promover algumas de suas especialidades’’, avaliou Gonzatti.
Redução de sódio e açúcar
Para a edição deste ano, a Adeste, empresa que oferece soluções inovadoras para os setores de alimentos, saúde e nutrição animal, marcou presença no evento com novidades focadas na redução do sódio e açúcar que, consumidos em excesso, podem ser prejudiciais à saúde, além de soluções inovadoras para as categorias cárneos, lácteos & sorvetes e plant based.

Matilde Marques, diretora da Unidade de Negócios de Combinações Sinérgicas da Adeste
“A Adeste produz soluções tecnológicas de ponta, aproveitando a expertise do nosso time de P&D em aplicação de combinações sinérgicas de ingredientes funcionais e de alto valor agregado para a indústria de alimentos, sempre olhando para um consumo saudável e eficiente”, explica Matilde Marques, diretora da Unidade de Negócios de Combinações Sinérgicas da Adeste.
Cases e resultados desenvolvidos ao longo da história da empresa e que estão relacionados a pesquisas e tecnologias para a produção de alimentos com sabor, suculência e saudáveis, também foram apresentados nos três dias. “Este é um dos principais eventos para a área de alimentos da Adeste, principalmente, no que tange à apresentação das inovações. Aproveitamos a ocasião para comemorar nossos 70 anos de mercado fazendo o que ninguém mais faz, vendo futuro onde ninguém mais vê e desenvolvendo produtos com o olhar de sustentabilidade e saudabilidade”, completou Matilde.
Dirigida pela sua terceira geração e com 70 anos de história, a Adeste transforma produtos de origem natural em grandes negócios. Pioneira no Brasil e referência no mercado em criar alternativas para o uso de produtos naturais, a empresa comercializa para mais de 40 países e segue em constante crescimento para triplicar seu tamanho até 2030.
Práticas clean label
Com uma história de mais de 180 anos iniciada na Alemanha, a Döhler, uma das líderes mundiais em ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, também foi destaque no Summit Future of Nutrition, que contou com a participação da engenheira alimentos Roberta Viglione, gerente da unidade de negócios NPI & PBN para o Brasil e Cone Sul.

Roberta Viglione, gerente da unidade de negócios NPI & PBN para o Brasil e Cone Sul
A executiva da Döhler, juntamente com a gerente de inovação do Superbom, Juliana Paes, participou do painel que colocou em discussão o tema “Qual o melhor caminho para coexistência de alimentos ultraprocessados e naturais em busca da saudabilidade – Entenda as inovações na reformulação dos alimentos – Redução, adição e exclusão de ingredientes”.
Roberta, que colabora com o time Döhler no desenvolvimento e execução das estratégias, otimização do portfólio e projetos de inovação, com o objetivo de inspirar o futuro do mercado através de novas tecnologias e soluções naturais, destacou as soluções Döhler para a expansão das práticas clean label e também a expertise e possibilidades que a empresa entrega quando se trata de alguns produtos, como o extrato concentrado de aveia, por exemplo.
“Impulsionada por tecnologia, a Döhler dá vida a uma gama ampla de produtos com alta performance multissensorial e excelência em aplicações para todos segmentos da indústria de alimentos e bebidas. Tudo isso somado aos melhores parâmetros e certificações em qualidade, segurança alimentar, ênfase em sustentabilidade e ética ambiental”, ressaltou Roberta.
A Döhler desenvolve, fornece e comercializa ingredientes naturais, sistemas de ingredientes e soluções integradas, com presença em mais de 130 países. No Brasil, seu Centro Administrativo, Comercial e Técnico está localizado em Limeira (SP).
Tendências de consumo
Com o propósito de fornecer para seus clientes e parceiros soluções inovadoras que acompanham as tendências de mercado, a ADM apresentou em seu estande formulações completas a partir de três pilares: New Lifestyle, baseado principalmente na demanda do consumidor por produtos nutricionalmente balanceados; TrustfulPartner, que ressalta a importância de contar com um parceiro de confiança para a criação de produtos inovadores, e Better for YouLabelling, abordando movimentações do mercado frente as novas mudanças na rotulagem de alimentos e bebidas embalados.
Os protótipos sugeridos pela multinacional incluíram bebidas funcionais sem açúcar e ricas em fibras, chicken nuggets e linguiça à base de plantas, chocolates com leite de coco sem açúcar e refrigerantes também com baixo teor de açúcar, mas com toda a experiência sensorial dos produtos convencionais no mercado.
Booster mitocondrial
Entre os lançamentos em ativos da AQiA Química Inovativa, um dos destaques foi o Citarg, ingrediente vegano patenteado da alga Chondrus crispus invernal, fonte de L-Citrulinil arginina, que funciona como um booster mitocondrial, para o aumento de energia e resistência e diminuição da fadiga. Também foi destaque o Collasil MS HC, um silício orgânico biodisponível, bioassimilável e patenteado, vetorizado em colágeno marinho. Seu grande benefício está no estímulo de colágeno, o que ajuda a conferir efeito anti-idade. Já a Polybase Glaceante é um agente de recobrimento de balas e confeitos que evita o efeito ‘melado’ protegendo os ativos contidos no produto, além de promover brilho, boa estabilidade e sabor neutro. Outra novidade foi Osphosil, uma fonte biodisponível de silício específica para proteção óssea. “Os grandes focos dos lançamentos são voltados para imunidade, energia física, beleza, performance esportiva e longevidade, em conceitos que estão em alta no mercado internacional, com produtos plant-based, veganos e upcycling reutilização. Esses são os mercados que mais cresceram nos últimos tempos”, ressaltou Inês Bloise, engenheira química e diretora de estratégia e negócios da AQiA Nutrition & Vet Solutions.
Dulçor e textura
A divisão Food Ingredients da Ajinomoto do Brasil, tanto no Summit quanto em seu estande, abordou o uso de tecnologias para manutenção de dulçor e textura, destacando aspectos de saudabilidade e sabor dos alimentos. Também foram destaque as soluções técnicas para a categoria de farinhas. “Apresentamos alternativas para a oxidação da proteína da farinha de trigo, para a melhoria de qualidade da produção de pães e massas, aumentando a tolerância à fermentação dos pães e a resistência à extrusão das massas”, explicou o gerente técnico Tiago Elano Vilmes. A redução de sódio também foi tema da companhia. “Nosso objetivo é mostrar para as indústrias de alimentos como a Ajinomoto pode ajudar a superar os desafios da redução de sódio nos produtos cárneos industrializados, oferecendo produtos mais saudáveis e com muito sabor”, disse Mauro Salvador Filho, engenheiro de alimentos e gerente técnico.
Suplementação de cálcio
A Chemyunion criou e desenvolveu o Descarb CCM – Cálcio Citrato Malato granulado para compressão direta, um inovador e potente ingrediente para a suplementação de cálcio de forma efetiva, contendo no mínimo 23% de cálcio elementar.
Por ser orgânico, apresenta maior biodisponibilidade, possui mais afinidade com o organismo, minimizando efeitos gastrointestinais e promovendo maior absorção de cálcio (40%), quando comparado a outras fontes como leite, carbonato, citrato e fosfato. Outra novidade traz uma solução para as dificuldades de obtenção de comprimidos ou cápsulas de Aspartato de Arginina, matéria-prima que normalmente não tem boa fluidez e maquinabilidade: o Descarb AA, um suplemento alimentar elaborado com intuito de fornecer uma fonte de Aspartato de Arginina coprocessada, ideal para processos de compressão direta. “Coprocessado é um conceito de alteração da funcionalidade da matéria-prima, retendo os atributos favoráveis para os processos de compressão direta com a combinação de dois ou mais excipientes projetados para modificar fisicamente suas propriedades físicas, sem alteração química significativa”, explicou a empresa em comunicado.
Extrato da laranja moro
O Morosil, extrato do suco da laranja moro, cultivada exclusivamente na área em torno do vulcão Etna, no leste da Sicília, na Itália, foi a principal novidade da Galena. A cor da polpa é de um vermelho intenso, devido ao alto teor de antocianinas, que geralmente não é encontrado em outras frutas cítricas. Estas características, segundo a empresa, só se desenvolvem quando as laranjeiras são cultivadas em condições climáticas e ambientais específicas. O produto possui documentação técnico-científica avaliada e aprovada pela ANVISA como substância bioativa, fonte de antocianina, que endossa sua segurança de uso. Estudos demonstram a atividade antioxidante de sucos de laranja Moro por meio de testes in vitro, especialmente pelo teor de compostos fenólicos, entre eles os ácidos hidroxicinâmicos, cafeico e ferúlico.
Protótipos plant-based
Os visitantes puderam conferir vários protótipos de produtos plant-based e clean label no estande da IMCD, desenvolvidos no laboratório de aplicação de Food & Nutrition da companhia, entre eles a maionese e o cheddar veganos e o pão clean label. Vinícius Formaglio, analista de aplicação, também destacou o hambúrguer feito com proteína de soja e ervilha e os gummies de pectina zero açúcar.
Pré-misturas customizadas
O Grupo MCassab destacou as novidades em pré-misturas nutricionais customizadas da Nutror® e em produtos do portfólio de especialidades, que vem crescendo com opções de ingredientes que auxiliam na melhoria nutricional, tecnológica e funcional de alimentos, bebidas e suplementos. “Os visitantes tiveram a oportunidade de viver uma experiência para aguçar os sentidos e instigar uma reflexão sobre os hábitos alimentares e o papel da indústria na condição nutricional da população, com nossas soluções e estratégias de prevenção através da fortificação de alimentos, da suplementação de macro e micronutrientes essenciais e da educação para uma alimentação saudável”, enfatizou Olavo Cutait, head de unidade de negócio, que também colocou à disposição o suporte técnico da companhia.
Camarão de ervilha
Entre as inovações destacadas pela Tovani Benzaquen, chamou a atenção do público o Veggie Shrimp, um camarão desenvolvido com a proteína texturizada de ervilha NUTRALYS, aroma de camarão idêntico ao natural e vegano, mascarador de proteína para base vegana e agente emulsionante. Apresentou também o Protein Plus, uma bebida láctea fermentada com 30g de proteína e sem açúcares adicionados, com o SureProtein WPC 567, um concentrado do soro do leite que promove maior teor de proteína, sem interferir na viscosidade, além de manter a proteína suspensa. Para o mercado de suplementos, a novidade é o Anti Aging Choco, um chocolate meio amargo com Veri-te™ (lançamento recentemente aprovado para este segmento), um trans-resveratrol natural que possui ação antioxidante e anti-inflamatória, e o Haplex® Plus, um hialuronato de sódio food grade de baixo peso molecular (200 a 600 kDa) voltado para a saúde da pele.
Alternativa à manteiga de cacau
A Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas e uma das principais fornecedoras de soluções multióleos para a indústria de alimentos, com produção certificada e referência em sustentabilidade, apresentou aos visitantes o lançamento da Gordura Vegetal AGP 250 (CBS – Cocoa Butter Substitute), uma solução ideal para drageados e gotas “sabor chocolate” e barras “raspar e cobrir”, que proporciona maciez com ótima resistência térmica e experiência sensorial na degustação dos produtos finais. É uma alternativa para substituição da manteiga de cacau. A FiSA 2022 também abriu as comemorações dos 40 anos da Agropalma. “São quatro décadas de desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Temos orgulho do que oferecemos aos nossos clientes e a certeza que seguimos contribuindo para o setor”, disse o diretor comercial André Gasparini.
Sobremesas proteicas
A Arla Foods Ingredients lançou um novo conceito para ajudar os fabricantes na América Latina a criar sobremesas com alto teor de proteína e uma indulgência mais saudável, com o ingrediente Nutrilac® FO-7875, que oferece uma textura mais cremosa e suave para receitas, inclusive as com baixo teor de gordura. A sobremesa clean label é rica em whey protein (10%) e tem níveis altos de glutamina, cisteína e BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada). “Os fabricantes de sobremesas estão cada vez mais buscando maneiras inovadoras de atender à demanda dos consumidores por opções de lácteos com alto teor de proteína e prontas para consumo, que sejam indulgentes e permitam controlar a porção. Além disso, Nutrilac® FO-7875 é produzido na Argentina, uma boa notícia para os produtores da América do Sul, que podem se beneficiar da proximidade e maior flexibilidade de compra”, afirmou o gerente de aplicação Ignacio Estevez.
Bioidêntico de colágeno
A Aunare trouxe para o Brasil com exclusividade o VeCollal, bioidêntico de colágeno 100% vegano e que possui o mesmo perfil de aminoácidos encontrados no organismo humano. De acordo com Patrícia Brossa, gerente comercial da Aunare, colágenos de origem animal tradicionais disponíveis no mercado não são idênticos ao humano e até necessitam de certos aminoácidos essenciais, como o l-triptofano, o que os torna uma fonte incompleta de proteína. “Esse ingrediente pode ser a melhor alternativa para a produção de cápsulas e gummies, bebidas e iogurtes, pós para diluição, barras funcionais e snacks, cremes e soluções dermatológicas. Além disso, o custo deste insumo é praticamente o mesmo do colágeno de origem animal, porém, com a vantagem de necessitar de uma menor quantidade de ingrediente na fabricação dos produtos, o que resulta em um custo versus benefício muito melhor”.
Definição de clean label
Focando sua participação em temas regulatórios, a Biovisa Inteligência Regulatória levantou alguns aspectos em torno da definição de clean label, lembrando que muitas dessas iniciativas ainda não são reguladas e polêmicas e podem refletir apenas uma estratégia de marketing, sem vantagem nutricional, de qualidade ou de segurança para o consumidor. “Regras específicas para a veiculação dessas alegações devem ser definidas na legislação de forma a garantir a proteção da saúde dos consumidores e evitar práticas desleais de comércio, fornecendo segurança jurídica e incentivos para que os fabricantes de alimentos invistam em novos ingredientes e tecnologias e informem as características de composição de seus produtos nos rótulos”, enfatizou Christiane Piva, sócia fundadora da Biovisa.
Manteiga vegetal
A Concepta Ingredients, unidade de negócio do Grupo Sabará especializada no fornecimento de soluções naturais para a indústria de alimentos e bebidas, marcou presença com a manteiga vegetal, da linha Arboreto Premium Ingredients, 100% natural e sustentável, sem aditivo químico ou corante artificial, que se destaca pela produção de forma pura com certificação orgânica. Por não possuir glúten e ser livre de gordura trans, é uma alternativa saudável à manteiga de leite. Outra novidade são os óleos vegetais prensados a frio, com maior concentração de componentes bioativos e capazes de preservar as características de sabor. Além disso, foi apresentado ao mercado seu novo Programa Bio Abundância, que reforça o compromisso em garantir a rastreabilidade completa de matérias-primas provenientes da Amazônia e de outros biomas brasileiros. “Os ingredientes orgânicos e convencionais que oferecemos estão apoiados na capacitação de famílias e na conservação em diferentes biomas do Brasil, por meio da valorização de produtos florestais não madeireiros”, destacou a gerente comercial Lilia Kawazoe.
Substitutos da gelatina e amido
A CP Kelco apresentou diversas soluções inovadoras para superar desafios de abastecimento e formulação. Entre elas, os protótipos de gomas sem gelatina e panna cotta de coco sem amido, produzidas com pectina a GENU®, que possibilita a criação de produtos com rótulo limpo. Outro destaque foi uma bebida alternativa a produtos lácteos elaborada com goma gelana KELCOGEL® DFA. “DFA indica dupla funcionalidade em formulações de bebidas alternativas. Uma solução formulada com apenas um ingrediente cumpre a dupla função de suspensão e mouthfeel. Além disso, ela ajuda a solucionar problemas de separação com proteína, minerais ou cacau durante o prazo de validade de um produto”, explicou Vitor Hugo Dalamura Costa, gerente técnico para a América Latina.
Bioativos de colágeno
Com foco na saúde da pele, a Gelita destacou o potencial do VERISOL®, uma combinação de peptídeos bioativos de colágeno que atua de maneira otimizada na saúde da pele. Com comprovação científica de resultados, a ingestão regular de VERISOL® auxilia na redução de rugas, contribui para o aumento da elasticidade, além de benefícios para celulite, cabelos e unhas. Ele se difere dos colágenos tradicionais por atuar de forma específica, maximizando o estímulo às células envolvidas na biossíntese do colágeno nos tecidos que formam a pele. “Estamos na década do envelhecimento saudável, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). E por ser um ingrediente plenamente em sintonia com essa tendência, VERISOL representa uma oportunidade para indústrias desenvolverem alimentos, bebidas e suplementos inovadores”, afirmou Sandra Lucchetti, responsável pelo marketing da Gelita para a América do Sul.
Alta biodisponibilidade
A principal novidade da NaturalPro foram os extratos nutricionais obtidos por sua tecnologia inédita PhytoPur, que obtém integralmente todos os bioativos das plantas, com mínimo impacto na temperatura, garantindo sua proteção, eficácia nutricional e alta biodisponibilidade. Entre os extratos disponíveis nessa linha, estão Green Tea, Ginger, Chamomilla, Cramberry, Hibiscus, Green Coffe, Tribulus e Maca Peruana. A empresa também destacou seus leites vegetais e gorduras em pó.
Conforto urinário
A Nexira confirmou seu foco em ciência em alimentos e nutracêuticos, apresentando resultados de novos estudos em saúde intestinal com inavea™ Baobab Acácia com efeito prebiótico, e conforto urinário com Exocyan™ Cran 40G, que demonstrou melhoria do conforto urinário e do estado psicológico das mulheres voluntárias durante um mês de uso. A empresa também reforçou a divulgação de sua linha de hidrocolóides para produtos plant-based, como o Thixogum™ G, uma combinação de alta performance de um emulsificante natural (goma acácia) e um estabilizante natural (goma gelana), tornando-se um excelente agente de suspensão em bebidas à base de plantas.
Corante vegetal
A FiSa também foi palco para o lançamento da mais recente inovação da Oterra, a linha FruitMax®, um corante natural criado especialmente para a indústria de bebidas para oferecer um vermelho intenso, transparente e vibrante. Desenvolvido a partir de uma variedade de concentrados de frutas, vegetais e plantas comestíveis, segundo a empresa, ele contribui para tornar alimentos e bebidas mais saudáveis e menos processados.
Confeitos sem amido
Além de suas gelatinas SiMogel, que permitem substituir os moldes de amido na produção de confeitos, a Rousselot enfatizou os atributos de sua marca Peptan de colágenos hidrolisados, desenvolvidos especificamente para promover benefícios no envelhecimento saudável. Segundo a empresa, vários estudos científicos demonstraram a capacidade de Peptan de promover mobilidade, beleza e nutrição esportiva.
Proteínas non-GMO
Destacada no estande da Wego Chemical, a linha de proteínas de soja non-GMO, isoladas, texturizadas e concentradas oferece várias opções de aplicações como, por exemplo, cereais matinais, barras de proteínas, panificação, bolos, bebidas não lácteas, nutrição esportiva e suplementos. Além de incrementar o valor proteico dos produtos, as proteínas promovem estabilidade às emulsões alimentícias, textura, melhoria sensorial e aumento de absorção de água.
Ascensão dos botânicos
O Grupo Biotae, fabricante 100% nacional de ingredientes naturais e soluções saudáveis reforçou o conceito “ascensão dos botânicos”. Da empresa do Grupo Sylvestre Ingredientes Naturais foram destaques os blends funcionais Imuno, Detox e Wellness Banoffe para chocolates, os leites vegetais saborizados naturalmente com frutas e vegetais, os substitutos de açúcares ricos em fibras com a graviola e maçã em pó, além dos suplementos botânicos de laranja moro, acerola, fontes naturais de cafeína como guaraná erva mate e café verde, beterraba com nitrato e melancia com citrulina. Já a Biotae Natural Healthy Solution apresentou vários concentrados líquidos funcionais para bebidas carbonatadas, entre eles Metabolismo, Bem-estar, Ice Coffee Energia, Digestão e Beauty.
Shot do dia
Mais de 300 pessoas passaram pelo estande da Yosen interessadas em conhecer as aplicações dos ingredientes nanotecnológicos oferecidos pela empresa nas mais diversas formas de alimentos, como balas, sorvetes, biscoitos, iogurtes e suplementos alimentares, com destaque para o Shot do Dia. “Este produto, na forma um shot, contém nutrientes importantes para nossa saúde, como a coenzima Q10, luteína, astaxantina e vitamina D3. Assim, demonstramos a versatilidade aplicação dos nossos ingredientes e também o potencial de benefícios aos consumidores finais, devido à alta absorção que estes nutrientes possuem na forma de nanoencapsulados”, explicou Daniel Callejon, gerente de P&DI e produção da Yosen.
Jornada FiSA continua
As experiências da FiSA não terminaram com o fechar das cortinas no São Paulo Expo. Mesmo com o encerramento do evento híbrido, os profissionais da indústria de alimentos e bebidas poderão continuar a desfrutar de conteúdos exclusivos, incluindo a gravação do Summit Future of Nutrition, na plataforma FiSA BrainBox.
Além disso, a FiSA também está promovendo o Startup Innovation Challenge, voltado para empresas com menos de 5 anos de atividade e seu tradicional Fi Innovation Awards, prêmio que incentiva e reconhece fabricantes de ingredientes, alimentos e bebidas pelas soluções disruptivas, não só para a indústria, mas também para o consumidor final. A cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de outubro, no Terraço Itália, em São Paulo (SP). As inscrições para a solenidade podem ser realizadas aqui.

Murilo Marques, diretor da Innovation Business Media













Comments are closed.