FiSA 2023 cresce e se fortalece como plataforma de inovação em alimentos e bebidas

Número de empresas expositoras cresceu 80%, representando cerca de 800 marcas
Por Estela Mendonça
Cerca de 10 mil profissionais de pesquisa e desenvolvimento e marketing passaram pela FiSA – Food Ingredientes South America, plataforma mais completa de conexão, exposição de produtos e fomento de conhecimento do setor de ingredientes para as indústrias de alimentos e bebidas, realizada nos dias 8 e 10 de agosto, no São Paulo Expo.
O evento reuniu inovações e lançamentos de 204 empresas expositoras, 80% mais do que em 2022, que representaram cerca 800 marcas nacionais e internacionais. Considerando empresas de todos os portes, foram mais de 52 países representados.

Diane Coelho, Gerente de Negócios da FiSA
Para Diane Coelho, gerente da FiSA, o evento se consolidou como o mais relevante do setor na América do Sul, oferecendo aos participantes uma imersão completa nas últimas novidades e tendências. “Estamos extremamente satisfeitos com o encerramento bem-sucedido desta edição. Recebemos um grande volume de profissionais diretamente envolvidos no processo de decisão para inovação e desenvolvimento de produtos ao longo dos três dias, e podemos afirmar que foi uma jornada repleta de aprendizado, conexões valiosas e oportunidades de negócios para os profissionais do setor de ingredientes para alimentos e bebidas”, completa.
Wellness para toda a vida
A Tovani Benzaquen – Part of Barentz apresentou-se, pela primeira vez, como Barentz na FI South America este ano e trouxe novidades de várias representadas. Em 2018, a Tovani Benzaquen firmou uma joint venture com a multinacional de origem holandesa, líder mundial em ingredientes para o mercado Life Science. “Com essa união a Barentz iniciou suas operações na América do Sul e nós passamos a ter acesso a um portfólio de mais de 3 mil ingredientes, ampliando ainda mais nosso leque de soluções inovadoras ao mercado”, contou Átila Corral, gerente técnico comercial.

Átila Corral, gerente técnico comercial na Tovani Benzaquen
Nesta edição, a empresa focou sua participação em wellness para diferentes fases da vida, destacando ingredientes que comprovadamente contribuem com a saúde, o bem-estar e a nutrição de toda a família. Os destaques foram o Popping Candy, o açúcar “explosivo” que alia diversão à indulgência; o Microcap, modulador de cristalização de gorduras; o probiótico Ganeden BC30, ingrediente vencedor da FISA Awards 2021, e o bioativo Wellmune® focado no reforço do sistema imunológico.
No estande da empresa, também foi destaque a linha de desmoldantes e agentes de brilho da Capol; os concentrados vegetais naturais FruitMax® da Oterra; o bioativo Haplex® Plus da Bloomage para saúde da pele; as linhas de polióis, amidos modificados e proteínas vegetais Naturalys® Pea da Roquette, além das tecnologias de aromatização e modulação de sabores da Grasse/Symrise e Earthlight® e a vitamina D2 natural e vegana, recentemente aprovada pela Anvisa para aplicações alimentícias.
“Estes e outros ingredientes funcionais de alta performance focados na saúde holística, imunidade, cognição, beleza e energia compõem o portfólio Barentz e estão ao alcance de nossos clientes para agregar aos seus produtos indulgência, sabor e diversão de forma saudável e prazerosa”, reforçou o executivo.
Proteção contra oxidação lipídica
A Kemin apresentou combinações de extratos de plantas para aumentar a vida útil dos alimentos e a proteção contra a oxidação lipídica, um dos grandes desafios na indústria de alimentos.
Laís Novaes, gerente sênior de marketing, explicou que os processos oxidativos são comuns em óleos e gorduras e em alimentos com esses componentes em suas formulações. “Um grande impacto são as alterações indesejáveis no sabor, cor e odor, gerando o famoso ‘ranço’, e reduzindo a vida útil dos produtos”.

Laís Novaes, gerente sênior de marketing da Kemin
Com um amplo conhecimento e novas tecnologias na prevenção e controle da oxidação lipídica, a Kemin oferece ao mercado um portfólio de produtos com misturas sinérgicas obtidas a partir de extratos de plantas, que garantem as características originais do alimento por mais tempo, o que também vai ao encontro das demandas dos consumidores por ingredientes naturais, seguros e sustentáveis.
A linha de produtos FORTIUM® da Kemin, por exemplo, foi formulada a partir da mistura sinérgica de extratos naturais, como alecrim, tocoferóis e outros, oferecendo proteção extra contra a oxidação lipídica, sem impacto no perfil sensorial do produto. “Essa linha é altamente eficaz para óleos e gorduras, granolas, barras de cereais, produtos de panificação, bem como em produtos cárneos”, destacou Laís.
Outra novidade Kemin é o NaturFORT™, especialmente desenvolvido para molhos emulsionados e maioneses, a partir da combinação de extratos de alecrim e hortelã, proporcionando maior proteção e manutenção das características sensoriais padrão dos produtos terminados por mais tempo.
Além disso, a Kemin se destaca por sua produção verticalmente integrada do extrato de alecrim. “Desde a criação até o processamento da planta, todas as etapas são controladas para garantir uma produção sustentável com um ingrediente seguro e eficaz”, completou Laís. Para mais informações sobre os produtos, visite o site da Kemin e acompanhe as principais novidades em sua página do Linkedin.
Expertise regulatória
A Vigna Brasil, consultoria regulatória que atende diversos segmentos no Brasil, América Latina e outros países, participa da FISA desde 2017 com conteúdos regulatórios e científicos relevantes para o setor.
Este ano, contribuiu com sua expertise regulatória em dois momentos. No Summit of Nutrition, Elaine Guaraldo, sócia-diretora do Grupo Vigna Brasil, levou o tema “Rotulagem nutricional: Quais foram os impactos dos selos negros no Chile e outros países da América Latina”.
Além de compartilhar sua experiência em rotulagem de alimentos, Elaine também abordou o aspecto regulatório, lembrando que o Chile foi o primeiro país a adotar a rotulagem nutricional frontal. “Ele é uma referência para todos os países da região, em especial para o Brasil, que instituiu a rotulagem em 2020. A última fase de implementação se dará em 2025”.
A Vigna também marcou presença no Innovation Hub, espaço integrado com diversas atrações gratuitas de conteúdo, networking, inovação e experiências. Georgia Candido, coordenadora da Divisão Saúde, apresentou uma palestra abordando os desafios regulatórios e a comunicação com o consumidor para os produtos plant-based.
Mais do que apenas uma tendência do mercado de alimentos, Georgia falou sobre os avanços dos produtos plant-based no Brasil e no mundo, bem como os desafios que a indústria vem enfrentando para sua implementação e os impactos regulatórios para as empresas. “Foi uma excelente oportunidade para apresentar os desafios regulatórios dessa categoria de produtos que, ao contrário do que todo mundo pensa, não envolve só o Ministério da Agricultura e Anvisa, mas muitos outros órgãos regulatórios”, observou.
Elaine ressaltou a importância da discussão de temas que ainda geram muitas dúvidas para os fabricantes. “Conseguimos apresentar uma visão bem realista e ampla dos desafios científicos e regulatórios que a indústria de alimentos e bebidas terá pela frente. Foi uma contribuição muito importante dentro da temática e propósito da feira”, completou.

Reidratação e restauração
A participação da Arla Foods Ingredients teve como foco a reidratação e a restauração, dois dos maiores objetivos de consumidores de nutrição esportiva, com a apresentação da bebida transparente pronta para beber com Lacprodan® SP-9213, uma whey protein isolada que retém sua funcionalidade quando combinada com eletrólitos. “Com nosso conceito “Reidratar e restaurar”, estamos demonstrando como os fabricantes podem atender a ambas as necessidades combinando whey protein e eletrólitos”, ressaltou Vinicius Morais, head de vendas.
A empresa também apresentou uma sobremesa instantânea para consumidores ativos com 20g de proteína com Lacprodan MicelPure®, isolado de caseína micelar, e seu portfólio de cream cheese para demonstrar a linha de proteínas lácteas funcionais Nutrilac®.
Cachorro quente 100% plant-based
A equipe técnica da IMCD Brasil Food & Nutrition, liderada por Carolina Melo e Silvia Rieger, produzius protótipos que visam inspirar novas descobertas aos participantes da FISA 2023, com destaque para o cachorro-quente 100% plant-based. A salsicha contou com fórmula composta por proteínas vegetais (ervilha e grão de bico), sem corantes artificiais, com textura e gosto muito próximos da salsicha tradicional. A maionese entrega cremosidade, garantindo um produto muito indulgente e o ketchup contou com redução de açúcar em mais de 50%.
“Sabemos que soluções inovadoras dependem de um portfólio amplo de produtos e o variado menu de protótipos apresentado pela IMCD Brasil, só se tornou realidade pela grande variedade de parceiros e fornecedores que a empresa possui aqui no Brasil”, ressaltou Silvia, que também demonstrou a Bebida Refresher sabor maracujá, com chias em suspensão e com peptídeos de colágeno e fibras, além do biscoito de batata sem glúten sabor provolone, a barra proteica sabor caramelo salgado e o sorvete soft sabor torta de maçã, entre outros.
Propionato de cálcio
A Metalloys & Chemicals, que atua na comercialização de vasta linha de produtos químicos e metais para diversos segmentos de mercado, oferece um vasto portfólio para nutrição humana. Mayra Guzzo, gerente comercial de Life Science, destacou o propionato de cálcio, da fabricante Perstorp, que tem como um dos seus diferenciais a granulometria, que implica em menos levantamento de pó, melhorando o processo, além de melhor dispersão na massa.

Menos gordura e açúcar
Com uma linha completa de aditivos de alta performance e ingredientes naturais para a indústria de alimentos e bebidas, nesta edição a Daxia ressaltou os atributos das linhas Docemix para substituir total ou superficialmente o açúcar nas formulações de bebidas. “Também estamos destacando a linha Daxcream para substituição de gorduras em sorvetes e a Daxpan para atribuir maciez e resiliência em pães”, complementou Caroline Souza, do time de marketing da empresa, que também oferece um portfólio completo de antioxidades, acidulantes, corantes, conservantes, edulcorantes, estabilizantes para a indústria de alimentos e bebidas.

Fonte de l-citrulinil-arginina
Entre os destaques da AQiA, o Citarg, derivado da alga Chondrus Crispus, é uma biomassa que contém como componente principal e mais ativo a l-citrulinil-arginina, aminoácido ergogênico essencial para a produção de energia e que atua como regulador da função mitocondrial e precursor de creatina. Ele foi aprovado pela Anvisa como única fonte de l-citrulinil-arginina. “Citarg é energizante, antioxidante, melhora o desempenho físico, aumenta o aproveitamento cardiorrespiratório e combate a fadiga”, afirmou Jane Santana, do time comercial, que também ressaltou as vantagens das proteínas isoladas Nutrice Protein (arroz) e Nutripea Protein (ervilha).

Estande sustentável
A Univar Solutions apresentou 28 protótipos feitos com ingredientes dos parceiros, também foi a vencedora na Categoria Branca (estande acima de 100m²) junto com a montadora Ellas Marketing, do Prêmio Estande Sustentável, tradicional reconhecimento alinhado às diretrizes de sustentabilidade dos eventos da Informa Markets. Divididos em quatro categorias, os expositores têm seus estandes avaliados por diversos critérios.
“O prêmio tem muito valor por alguns motivos: é a segunda FiSA que participamos com a nossa nova marca, a Foodology, responsável por mostrar ao setor como nós focamos no mercado de alimentos, bebidas e suplementos. Além disso, globalmente, a Univar tem metas de sustentabilidade, com redução de pegadas, emissão de CO2 e outros tópicos. Esses fatores tornam o momento e o reconhecimento especiais. No estande em si, trabalhamos com a política de não trazer muito material impresso e não ter muitas paredes, a fim de gerar menos lixo, além de reutilizarmos materiais de outros eventos.
Nanotecnologia aplicada
A Yosen, uma startup localizada no parque tecnológico Supera, em Ribeirão Preto (SP), trabalha com nanotecnologia e sistemas de liberação lipídicos para o desenvolvimento de produtos inovadores. “Estamos promovendo na FISA nossa linha de nutrientes naturais, com nanotecnologia aplicada, facilitando sua incorporação em diversas matrizes alimentícias, inclusive líquidas”, disse o diretor Gustavo Cadurim, que explicou que, com tecnologia, os nutrientes possuem alta absorção, podendo chegar a um aumento de até 10 vezes, proporcionando uma nutrição de maior qualidade.
A empresa também expôs sua linha de suplementos alimentares com nutrientes apresentados na forma líquida, altamente concentrados e com alta performance. Os visitantes puderam personalizar seu suplemento alimentar na hora, adicionando apenas algumas gotas de cada nutriente. Os nutrientes disponíveis serão coenzima Q10, Luteina, Astaxantina, vitamina D3, vitamina K2, Vitamina C, Vitamina B12, Vitamina E, Ferro, Zinco e MCT.
Proteína de ervilha
Na feira, a Caldic marcou presença com seu portfólio de soluções das representadas Ingredion, Ajinomoto, Oxiteno e FACI, como misturas de vitaminas e nutrientes, aminoácidos, proteínas à base de plantas e sistemas de redução de açúcar. Da Ingredion, destacou a proteína vegetal VITESSENCE® Pulse 1853. A solução possui um mínimo de 84% de teor proteico, sendo uma ótima opção de isolado de ervilha para a formulação de shakes proteicos. “A proteína de ervilha tem alcançado ampla aceitação no setor devido à sua versatilidade e experiência sensorial positiva”, explicou Juliana Gómez Lince, líder regional dos ingredientes plant-based da Ingredion.

Redução de ovos
Entre os destaques da participação da Matrix, empresa especializada no fornecimento de ingredientes para indústrias de alimentos, fármacos e pet food, ganhou destaque o PRECISA® BAKE 89, sistema texturizante da Ingredion composto por amidos, que reduz a utilização de ovos em até 50% da formulação. “Voltado especialmente à categoria de panificação e com aplicação para as subcategorias pães de queijo, bolos e panetones, o produto proporciona economia e redução dos impactos da flutuação de preços e disponibilidade de ovos”, afirma Bruna Muriano, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Ingredion.
Experiências multissensoriais
A Aunare promoveu experiências multissensoriais aos visitantes, com protótipos já aplicados, como um chocolate que pode ser um aliado na perda de peso, com o ingrediente é o MoroNare, derivado do extrato de Laranja Moro, que possui efeitos antioxidantes e anti-adipogênicos. O insumo auxilia na regulação do metabolismo dos ácidos graxos, promovendo a queima de gordura localizada, mesmo quando acrescentado em um chocolate 70% cacau. De acordo com Natália Zampiere, gerente de segmento healthcare, o ingrediente induz a termogênese e reduz a inflamação e oxidação dos ácidos graxos.
Já o VecoNare é uma alternativa vegana para reposição de colágeno, já que possui o mesmo perfil de aminoácidos encontrados no organismo humano (tipo 1) e que pode ser degustado em bombons de chocolate fabricados com o insumo. “O VecoNare é a melhor alternativa para a produção de cápsulas e gummies, bebidas e iogurtes, snacks e muitas outras opções. É a revolução e inovação que precisávamos”, explicou Natália.
Maltodextrina zero açúcar
A primeira indústria de fécula de mandioca da América Latina e maior fecularia do Brasil, a Lorenz, que pertence ao grupo GTFoods, apresentou novidades em amidos, especialmente a maltodextrina zero açúcar e a maltodextrina a base de ervilha. “As maltodextrinas são utilizadas em diversos produtos alimentícios, principalmente para fornecer energia e diminuir a fadiga, além de diversos benefícios. Essa versão zero açúcar chega para oferecer ainda mais opções às indústrias e aumentar o portfólio de soluções aos nossos clientes”, explicou Rafael Tortola, CEO do Grupo GTFoods.
“A maltodextrina a base de ervilha também é uma inovação no mercado, sendo um produto com alto índice glicêmico e, portanto, aporte energético para atividades desportivas, oferecendo vantagens em relação às maltodextrinas convencionais de mandioca e milho”, afirmou Aleksandro Siqueira, gerente de novos negócios da GTFoods.
Superfruta Cranberry
O Comitê de Marketing de Cranberries dos Estados Unidos participou da feira para buscar novas parcerias comerciais e alavancar a demanda pelo consumo de Cranberries através da promoção e principalmente através do conhecimento sobre os benefícios e formas de uso e consumo da verdadeira Superfruta Original dos Estados Unidos. “Nossa participação vem no sentido de trazer conhecimento e buscar parceiros que queiram agregar cranberries dos EUA em seus portfolios de produtos”, explicou Leonardo Silveira, representante do CMC na América do Sul
Ingredientes da biodiversidade
A Concepta Ingredients, unidade de negócio do Grupo Sabará, para esta edição preparou o lançamento de dois produtos para a sua linha Arboreto, composta por ingredientes da biodiversidade: a Castanha-do-Brasil Quebrada, com textura crocante e presença natural de proteína vegetal, polifenóis, vitaminas e minerais, sendo o selênio o maior destaque, além de ômegas 6 e 9, sendo indicada para pães, bolos, cereais, frituras e doces, e a Farinha de Babaçu, pó fino de coloração creme a castanho-avermelhada que possui sabor leve e alta concentração de amido e fibra, além de polifenóis, vitaminas e minerais, ideal para pães, bolos, cereais, chutneys, finalização de pratos, sorvetes, saladas, molhos, sopa e doces.
Novo peptídeo de colágeno
A Acquion, inaugurada no final do ano passado em Minas Gerais, acaba de lançar seu novo produto voltado para cabelo, pele, olhos e unha: o Purion®, biopeptídeo de colágeno voltado à saúde da pele, que possui uma dosagem menor e que auxilia no retardamento dos sinais de envelhecimento e na elasticidade da pele. Segundo André Albuquerque, CEO da companhia, a empresa realizou um alto investimento em tecnologia e no lançamento da nova linha, que foi testada por meio de estudo clínico. “Estamos sempre trabalhando para criar novos ingredientes e melhorar nossos produtos. Queremos sempre entregar o melhor para o consumidor. Nosso colágeno é um dos únicos do mercado que é completamente neutro, inodoro e insípido”, afirmou.
“Nosso processo industrial também é diferenciado. Extraímos o colágeno do couro bovino garantindo maior pureza, diferentemente do padrão aplicado no mercado. Somos a única foodtech do mundo a produzir colágeno com 99% de pureza e 98% de proteína, a maior quantidade de proteína no mercado e agora estamos trazendo mais essa evolução para o mercado e consumidor, o PURION”, explicou Carla Benini, gerente de P&D.
Revestimentos coloridos
Outra empresa que estreou no evento foi a Arbros, que oferece uma ampla linha de ativos e adjuvantes, além de mix de vitaminas e minerais. Entre os destaque, segundo Douglas Amaral, do time comercial, estão os filmes de revestimentos Ecoat para formas farmacêuticas sólidas. “Também estamos destacando nossas linhas de compressão direta de Cloreto de magnésio, Carbonato de cálcio e Aminoácidos e vitamina C”.
Ácidos encapsulados
Completando 25 anos, a Labonathus anunciou o rebranding e seu reposicionamento focado nas necessidades do cliente. Do portfólio, a gerente comercial Sheila Collino ressaltou as vantagens da aplicação dos ácidos encapsulados como ácido cítrico e málico, além de outras soluções oferecidas pela empresa para a indústria alimentícia.
Suporte imunológico
A Lonza Capsugel, além de reforçar o UC-II®, colágeno tipo II não desnaturado, ingrediente com tecnologia patenteada para a saúde das articulações), apresentou o ResistAid®, Arabinogalactana de árvores Lariço, que segundo Débora Lage, do time comercial da empresa, promove uma ação 4D, ao fortalecer o sistema imunológico inato, melhorar a resposta imune adaptativa, possuir ação prebiótica e ter potencial antioxidante. A empresa também anunciou o lançamento do já premiado como ingrediente do ano de nutrição esportiva nos Estados Unidos, o TWK10®. “É um probiótico vegano, proveniente do Kimchi taiwanês, non-GMO, inovador e o primeiro com estudos clínicos que comprovam a melhora da resistência em até 75% para atletas de todos os níveis”.
Soluções de sabor
Em parceria com distribuidores Azelis e Barentz, a Kerry focou em experiências multissensoriais para receber o público nos estandes. Em parceria com a Vogler, empresa do Grupo Azelis, apresentou Tastesense™ para lácteos e bebidas, composta por soluções de sabor e modulação de sabor que ajudam marcas a criar produtos nutricionalmente otimizados com excelente sabor. “É interessante observarmos como aplicações lácteas com redução de açúcar e incremento de sabor, utilizando nossa tecnologia de Tastesense™ Sweet e booster de cacau, por exemplo, melhora o corpo e a sensação na boca, indo além da redução de açúcar e alcançando a satisfação com a doçura, ao mesmo tempo em que equilibra custo e qualidade”, afirmou Rodrigo Setti, gerente de novos negócios.
Novos estudos sobre colágeno
A Rousselot apresentou novos estudos com os peptídeos de colágeno bioativos Peptan, desenvolvidos especificamente para oferecer vários benefícios de saúde e propriedades funcionais. “Vários estudos científicos demonstraram a capacidade de Peptan de promover uma vida saudável, com benefícios comprovados nas seguintes áreas: envelhecimento saudável, saúde dos ossos e articulações, beleza interior e nutrição esportiva”, ressaltou Márcia Silva, especialista em novos negócios, lembrando que eles podem ser aplicados em suplementos dietéticos, bebidas e alimentos funcionais.
Oli-Ola em alimentos
O destaque da Galena na feira foi o Oli-Ola, ativo extraído do fruto das oliveiras tunisianas, já reconhecido por seus benefícios para a saúde, beleza e longevidade, mas que recentemente aprovado pela Anvisa para alimentos. Luiz Fanelli, do time comercial, também destacou o Morosil, um potente oxidante extraído do suco das laranjas Moro, que auxilia no gerenciamento do peso, entre outros benefícios, e o Nutriculim, ácido ortossilícico estabilizado em colina, que contribui para a síntese de colágeno, elastina, queratina e glicosaminoglicanos, trazendo melhorias para pele, cabelo e unhas.




Comments are closed.