A escolha acertada de rótulos e etiquetas garante qualidade e segurança de ponta a ponta da cadeia e atração no ponto de venda
O mercado de carnes e derivados, além de grandes oportunidades, está diante de vários desafios para atender a demanda de consumidores cada vez mais exigentes. No caso das embalagens frigoríficas, as exigências incluem soluções que, além de serem informativas e de entendimento simples, sejam seguras, mais atraentes no ponto de venda, convenientes e fáceis de manipular e descartar, considerando que a sustentabilidade tem sido uma das prioridades para o consumidor.

Keyse Ramalho Marques, Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Avery Dennison
Nesse setor, os rótulos e etiquetas têm participação fundamental, desde a fabricação até a chegada ao consumidor final, incluindo armazenamento, transporte, distribuição e comercialização. Eles permitem o registro de informações sobre o produto e código de barras, ajudam a garantir a qualidade original do produto e a segurança, reforçando que a embalagem não foi violada. “Quando o assunto são materiais autoadesivos, eles precisam desempenhar excelente funcionalidade durante todo o processo de produção, transporte e armazenamento dos alimentos. Além disso, também são importantes para atrair a atenção dos consumidores, já que provocam estímulos sensoriais e impactam a decisão de compra, mesmo que de forma inconsciente. Eles têm a função de conquistar os consumidores no momento da compra, diferenciando as marcas e acelerando vendas”, pontua Keyse Ramalho Marques, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Avery Dennison, líder em rótulos autoadesivos.
Um mercado em ascensão
De acordo com o Ministério da Agricultura e a Embrapa, no estudo Projeções do Agronegócio – Brasil 2019/20 a 2029/30, divulgado em meados do ano passado, a produção total de carnes de frango, bovina e suína deverá chegar a 34,9 milhões de toneladas até 2030, uma elevação de 23,8%. Esse crescimento se deve também às exportações, especialmente para a China, principal compradora da proteína brasileira. Para atender às necessidades de transporte e variações de temperatura, os materiais utilizados para etiquetas e rótulos precisam apresentar boa performance e robustez durante toda a jornada dos produtos.

Produção total de carnes deverá crescer 23,8% até 2030
Considerando estes desafios, a Avery Dennison possui em seu portfólio materiais com frontais que oferecem superior resistência ao atrito, ideais para caixas de exportação. Para os lacres das caixas, um produto muito utilizado e conhecido no mercado é o Fasson® Fastyre, que possui alta resistência ao rasgo e excelente adesividade.
Projeção da produção brasileira de carnes bovina, suína e frango:

Ministério da Agricultura/Embrapa
Reforçando as perspectivas de aumento da demanda por soluções de embalagens frigoríficas, o Future Market Insights (FMI) prevê que o mercado global de embalagens para cadeias de frio deve crescer mais de 14,5% ao ano até 2030 . Para Keyse, as indústrias frigoríficas estão atentas às tendências. Entretanto, ressalta que, para este segmento, é importante que os rótulos e etiquetas cumpram um conjunto de requisitos específicos, para determinar se atendem às necessidades de homologação do cliente.
A Avery Dennison tem grande expertise e um amplo portfólio de materiais autoadesivos para o mercado de refrigerados e frigoríficos. “São linhas completas com soluções que incluem etiquetas para identificação variável, aplicadas em caixas de papelão, etiquetas para bandejas, lacres para caixas de transporte, selos de procedência e rótulos para destacar o apelo visual. Além disso, temos uma gama completa de etiquetas RFID (identificação por radiofrequência), que permitem uma melhor rastreabilidade dos produtos, durante toda a cadeia logística.”

Caixas de papelão também requerem soluções específicas
Escolhendo o produto ideal
Keyse esclarece que, quando se inicia a escolha de um rótulo e etiqueta, é importante levantar os atributos que devem ser avaliados nesse processo. É preciso, por exemplo, entender se o produto é refrigerado ou congelado, qual a temperatura de aplicação e serviço, e o tipo de impressão.
“A seleção dos produtos deve levar em consideração a aplicação e as condições sob as quais os mesmos deverão ser submetidos ao longo de sua vida útil. No setor frigorífico, é muito utilizada a impressão por termotransferência e, dentro do nosso portfólio, temos soluções com frontal papel, como o Fasson TT2, Ecotransfer e Transtherm Top Premium, e produtos com frontal filme, como o PP Branco Fosco NTC”, explica Keyse.
Entre os adesivos, o Fasson C2075 é uma referência no mercado, por oferecer excelente adesividade em substratos difíceis, como caixas de papelão, e resistência a baixas temperaturas. Outro diferencial desse produto é a aprovação FDA (Food and Drug Administration, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) para contato indireto com alimentos. De acordo com esta regulamentação, o adesivo deve estar separado do alimento por uma barreira funcional.
Em rótulos para carnes embaladas e bandejas, entre as opções oferecidas pela Avery Dennison, Keyse destaca que o portfólio conta com produtos com frontal PP (polipropileno), com opções que incluem acabamento branco fosco, metalizado ou transparente, com excelente printabilidade e alta performance adesiva em baixas temperaturas, para uso em superfícies refrigeradas. O PP Metalizado, por exemplo, é muito utilizado no mercado de carnes premium. “Para cada tipo de aplicação, considerando a superfície da embalagem, umidade, resfriamento ou congelamento dos produtos, oferecemos soluções específicas, que garantem a qualidade da impressão e excelente performance de adesão”, ressalta Keyse.

A seleção de autoadesivos deve considerar as condições a que serão submetidos ao longo da cadeia
Sustentabilidade
Comprometida com seu papel como líder em sustentabilidade na cadeia de valor global, a Avery Dennison desenvolve uma série de ações sustentáveis, que vão desde o desenvolvimento de materiais até o processo produtivo. A companhia foca em produtos com matérias-primas de fontes responsáveis, soluções que facilitam a reciclagem e compostabilidade, opções com menor peso e espessura de componentes, além de produtos com conteúdo reciclado.
No Brasil, a Avery Dennison ainda desenvolve o Programa Circular, que inclui a reciclagem e transformação de seus resíduos de liner papel, pet e esqueleto filme em novos produtos, como papel toalha e outros itens plásticos. Desde o seu lançamento, em janeiro de 2019, até setembro de 2020, o Programa Circular reciclou 2.042 toneladas de materiais. O liner papel, por exemplo, é processado por parceiros e retorna na forma de polpa de celulose para a fabricação de papel-toalha.
A empresa conta com produtos que facilitam a redução do impacto ambiental das embalagens, mantendo excelente nível de desempenho. Para mais informações sobre os produtos para o segmento frigorífico, consulte um especialista da Avery Dennison pelo e-mail ad.br@averydennison.com.
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