Operada pela Arcos Dorados, rede investe em usinas solares e contratos no mercado livre para reduzir emissões e avançar na meta climática até 2030.
A Arcos Dorados, operadora da marca McDonald’s no Brasil, atingiu a marca de 96% de uso de energia renovável em seus mais de 600 restaurantes próprios no país. O resultado é fruto de uma estratégia iniciada em 2020, baseada na compra de energia no mercado livre e na construção de usinas solares próprias, com o objetivo de acelerar a transição energética e reduzir o impacto ambiental das operações.
A iniciativa já apresenta efeitos concretos: as emissões de gases de efeito estufa do escopo 2 relacionadas à eletricidade consumida — passaram a representar apenas 0,01% das emissões totais da operação brasileira. A redução foi possível, principalmente, graças à modernização de equipamentos de alto consumo, como refrigeradores, freezers e sistemas de ar-condicionado, conforme destacado pela empresa à Exame.
Atualmente, cerca de 68% da eletricidade consumida pela rede vem de fontes renováveis próprias, enquanto o restante depende do fornecimento de terceiros — especialmente em unidades localizadas dentro de shoppings centers, onde a rede não tem controle direto sobre o fornecimento de energia.
Apesar do desafio estrutural imposto por essas unidades, a Arcos Dorados segue comprometida com sua meta de reduzir em 36% as emissões diretas (escopo 1) até 2030, priorizando reformas e novas inaugurações com foco em eficiência energética e infraestrutura sustentável.
O avanço da rede no Brasil reforça o papel estratégico da descarbonização dentro do setor de alimentação fora do lar e destaca o McDonald’s como um dos players mais ativos na agenda ESG no país.
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