McDonald’s anuncia entrada no metaverso

A rede de fast food informou que comercializará NFTs e terá um sistema de delivery na vida real conectado ao metaverso
Embora a inovação por meio da tecnologia não seja exatamente uma novidade, é um fato que ela não deixa de surpreender os usuários quando traz uma aproximação à vida real. E se a realidade virtual aumentada já foi um grande avanço, tendo em vista que a jogada da vez é o metaverso — cujo potencial é trilionário —, é de se esperar que as empresas surpreendam seus consumidores nesse novo universo digital. Uma delas é a tão mundialmente conhecida rede do McDonald’s.
Aproveitando o momento, a rede de fast food mais famosa do mundo anunciou que fará parte do metaverso — e já está trabalhando para que sua entrada seja rápida e eficiente. A corporação registrou 10 pedidos de marcas no escritório de registro de patentes dos Estados Unidos (USPTO) com o objetivo de criar um restaurante virtual dentro do metaverso, mas que também será responsável por entregar comida por delivery na vida real.
Ao que tudo indica, o restaurante virtual também comercializará outros produtos que vão além dos tradicionais hambúrgueres físicos da casa. Espera-se a venda de NFTs, comidas e bebidas digitais, entre outros recursos.
Um metaverso mais popular (e com McDonald’s)
A notícia mostra, inclusive, que o metaverso está cada vez mais próximo de sair do campo das ideias de investimento. Isso porque a entrada do McDonald’s também significa dizer que haverá, mesmo que ínfimo e restrito, um espaço mais popular para usuários de todas as classes sociais.
Em linhas gerais, a rede de restaurantes funcionará no metaverso de forma muito semelhante à vida real. A diferença é que todas as interações ocorrerão de forma digital e apenas a entrega do lanche será física — com a chegada do lanche na residência do usuário.
Para além dos produtos comercializáveis, a marca também anunciou que fará eventos no metaverso com unidades do McDonald’s tradicional e do McCafé. Em nota, a empresa declarou que realizará concertos virtuais e reais, com transmissão híbrida, em busca da melhor experiência na nova realidade virtual.
Flertes com a nova realidade virtual do momento
Ainda que pareça uma jogada muito levada pela tecnologia do momento, essa fase de flerte do McDonald’s com experiências virtuais não é nova. Poucos anos atrás, a rede já havia dado indícios de que seguiria seu caminho até o metaverso, com base nas ações em parceria com videogames famosos, como The Sims e Minecraft.
Em ambos os jogos, foi implementado uma unidade idêntica ao “Méqui 1000”, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. Além da interação digital com o jogo, a unidade digital também oferecia cupons de desconto para o restaurante real, por meio de uma rede integrada entre o jogo e o aplicativo da rede de fast food.
Vale destacar que o McDonald’s não é a primeira marca a registrar pedidos no USPTO. Algumas das principais marcas de luxo têm seguido o mesmo caminho, como a Gucci, e empresas de tecnologia e vestuário, como a Nike, Microsoft, Crocs e até mesmo o Walmart.
Fonte: Consumidor Moderno 11.02.2022

Comments are closed.