Rede americana de fast food atinge 41,9 milhões de pontos de contato no Brasil, seguido por Burger King e Habib’s
O McDonald’s mantém a liderança no ranking Kantar Fast Food Brand Footprint, com quase 42 milhões de pontos de contato, apesar de uma ligeira queda na penetração e frequência (0,9% e 13,8%, respectivamente). Esse recuo, porém, não foi suficiente para tirar a rede do topo.
A métrica Consumer Reach Point (CRP) avalia a relevância de uma marca ao medir quantos consumidores compram seus produtos e com que frequência o fazem fora de casa, abrangendo um universo de 48 milhões de brasileiros.
O ranking inclui as 15 principais redes de fast food com maior relevância em pontos de contato nas regiões metropolitanas de Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
O segundo lugar fica com o Burger King, que alcançou um CRP de pouco mais de 26 milhões, com um aumento de 3,9% em consumidores entre 2023 e 2024. “O Burger King está buscando novos públicos, nem sempre os mesmos de antes”, explica Hudson Romano, gerente sênior de consumo fora do lar da Kantar Worldpanel.
O estudo também aponta um crescimento entre jovens de 18 a 35 anos, com aumento da frequência entre a classe AB, que vê o fast food como uma indulgência. Além disso, as classes DE também registraram crescimento, consolidando redes nacionais como uma alternativa de refeição.
As redes de fast food no Brasil experimentaram um aquecimento significativo, especialmente entre 2022 e 2023, à medida que os consumidores voltaram a frequentar esses estabelecimentos após o lockdown. Esse setor também manteve certa estabilidade nos preços, o que atraiu ainda mais clientes.
Destaques dos resultados
Entre as surpresas, Romano destaca a presença de redes não tradicionais em um ranking típico de fast food, impulsionadas por inovações. “A inovação vai além da comida, está em todo o perfil da marca”, diz. O consumidor busca equilibrar sabor e conveniência.
Redes menores e nacionais também se destacam, como o Grupo Habib’s, que ocupa o terceiro lugar com um CRP de 15,3 milhões. Outras redes em ascensão incluem Giraffas (7,9 milhões, subindo duas posições) e Ragazzo (5,1 milhões), que também aumentaram seu CRP em relação ao ano anterior, com 108,5 milhões e 43,4 milhões, respectivamente.
A sétima posição do China in Box ressalta a diversidade crescente do setor de fast food, que vai além de pizzas e hambúrgueres. A rede, adquirida pelo Grupo Trigo em 2021, está expandindo sua penetração no mercado e atraindo novos clientes.
Comments are closed.