Proteína da fava se destaca como alternativa promissora para panificação sem ovos
Por Márcia Fani
A busca por ingredientes alternativos na panificação ganha força à medida que os consumidores migram para dietas à base de plantas e lidam com a volatilidade dos preços dos ovos. Segundo dados globais, mais de um terço dos consumidores estão reduzindo o consumo de ovos e 13% os evitam completamente.
Por desempenharem funções fundamentais na panificação, como emulsificação, aeração, textura, cor e aporte de proteínas, substituir os ovos sem comprometer a qualidade dos produtos é um desafio, mas a proteína da fava oferece uma alternativa viável. Além das suas propriedades funcionais, essa leguminosa é sustentável, contribui para a fixação de nitrogênio no solo e reduz a pegada de carbono ao ser cultivada localmente.
A BENEO tem testado a proteína da fava em produtos de panificação, particularmente como substituto do ovo em muffins. Os resultados mostram que o concentrado proteico dessa leguminosa permite obter volume, textura e sabor comparáveis aos das versões tradicionais. Com um teor mínimo de 60% de proteínas, a solução atende a crescente demanda por formulações clean label e enriquecidas em proteínas. Também viabiliza uma reformulação mais econômica, exigindo menos ingredientes em comparação aos ovos.
Quer conhecer mais sobre essa inovação? Confira a receita de muffins desenvolvida com a proteína da fava da BENEO e veja como esse ingrediente pode transformar as suas formulações.
Comments are closed.