De coelhinhos de chocolate a Peeps de marshmallow, este será um ano abundante para guloseimas de Páscoa, pois, de acordo com uma nova pesquisa do Mintel Global New Products Database (GNPD), os lançamentos de novos produtos sazonais de chocolate de Páscoa aumentaram 19% nos últimos 12 meses.
Embora tenha havido uma explosão na inovação de novos produtos de chocolate para a Páscoa, o mesmo não pode ser dito para a inovação em chocolate como um todo, que aumentou apenas 1% em relação ao ano passado. Enquanto isso, a inovação para chocolate sazonal aumentou 5% em relação ao mesmo período. A inovação da Páscoa representa 41% de todos os lançamentos sazonais de chocolate.
Os EUA ocupam o quinto lugar entre os inovadores globais de chocolate de Páscoa, responsáveis por mais de uma em 20 (6%) inovações de novos produtos de chocolate de Páscoa, precedidos pelo Brasil (8%), Alemanha (8%) e França (9%). Os britânicos ocupam o primeiro lugar com 16% das novas inovações em chocolate de Páscoa ocorrendo no Reino Unido.
Entre os lançamentos sazonais gerais de chocolate, a parcela de reivindicações éticas na América do Norte disparou em 2022. Mais de um em cada quatro (27%) lançamentos sazonais de chocolate nos EUA agora tem uma alegação ética, acima dos 17% do ano anterior.
Marcia Mogelonsky, Diretora de Insight, Mintel Food and Drink, disse:
“Até dois em cada cinco (41%) americanos compram chocolate/doces com tema de Páscoa, tornando-o o segundo chocolate/doce sazonal mais popular depois do Dia dos Namorados (45%). À medida que o mundo se torna mais relaxado em relação às reuniões sociais, as celebrações da Páscoa serão mais abundantes, gerando uma receita melhor para os chocolates sazonais, especialmente aqueles vinculados a um componente interativo como a caça aos ovos de Páscoa.
“Olhando para o futuro, o multiculturalismo está definido para aumentar as oportunidades e ampliar a gama de produtos de confeitaria sazonais. O aumento das viagens, da imigração e a mudança da dinâmica da migração em todo o mundo exporão os consumidores a uma variedade de novas culturas e feriados. Por exemplo, confeitaria sazonal tem espaço para crescer em feriados como Eid e Diwali, pois os consumidores adotam várias nacionalidades e tradições”.
Finalmente, enquanto a indústria de confeitaria continua a responder a uma série de questões de sustentabilidade, os consumidores não estão tão entusiasmados com os atributos sustentáveis. Apenas 10% dos consumidores norte-americanos estão interessados em comprar chocolate considerado “comércio justo” (por exemplo, salários justos para os trabalhadores). Da mesma forma, no Canadá, apenas um quarto (25%) dos consumidores está interessado em comprar chocolates com reivindicações éticas, enquanto um em cada cinco (22%) está interessado em comprar chocolates com reivindicações ambientais.
“A confeitaria tem muitos pontos problemáticos de sustentabilidade. Para os fabricantes, o fornecimento de matérias-primas leva a discussões que vão desde o tratamento justo dos trabalhadores até as condições de cultivo. As preocupações com embalagens sustentáveis incluem não apenas os tipos de materiais de embalagem, mas também o foco em quanto a embalagem é demais. Olhando para o futuro, fabricantes e marcas devem se comprometer com práticas mais sustentáveis em uma categoria que prospera com diversão e indulgência. Embora os consumidores continuem esperando que os fabricantes forneçam produtos de origem sustentável, eles também terão que tomar medidas afastando-se dos produtos produzidos de forma não sustentável”, conclui Marcia.
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