Pesquisa global aponta que 90% dos brasileiros têm uma visão positiva sobre práticas alimentares sustentáveis, destacando o papel das empresas na mudança para dietas mais responsáveis.
De acordo com a 2ª edição da pesquisa internacional de sustentabilidade Food Barometer 2024, realizada pela Sodexo em parceria com o Instituto Harris Interactive, nove em cada dez brasileiros têm uma visão otimista sobre a alimentação sustentável. O estudo, que contou com a participação de quase 7,3 mil pessoas na França, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e Índia, revela que o Brasil supera a média global de 74%.
Embora o nível de consciência e percepção sobre alimentação sustentável seja elevado, os fatores mais determinantes na escolha de alimentos sustentáveis ao redor do mundo são o preço (73%) e o sabor (61%). Esse fenômeno é atribuído à atual situação econômica global, onde o poder de compra se torna um elemento crucial diante da inflação.
“Pelo segundo ano consecutivo, observamos um desejo crescente dos brasileiros por uma alimentação mais sustentável, em comparação a outros países incluídos nesta pesquisa. A pesquisa serve como um chamado à ação e à responsabilidade das empresas, que, como a Sodexo, devem liderar essa mudança”, afirma Andrea Krewer, CEO da Sodexo no Brasil.
O Food Barometer também aponta que três em cada dez entrevistados acreditam que a indústria de foodservice deve ser a principal responsável pela transição para dietas mais sustentáveis, marcando um aumento de oito pontos percentuais em relação à edição de 2023 do estudo. As principais ações que as pessoas consideram prioritárias incluem:
• Redução do desperdício (50%)
• Uso de produtos locais (41%)
• Ingredientes provenientes de práticas agrícolas sustentáveis (40%)
Além disso, 36% dos entrevistados globalmente esperam que as empresas de foodservice desempenhem um papel fundamental na educação dos consumidores sobre alimentação sustentável.
“Estamos comprometidos em informar e inspirar o mercado a adotar práticas que beneficiem tanto a saúde e a qualidade de vida quanto o meio ambiente e a sociedade. Nosso objetivo é mostrar que uma agenda sustentável pode ser viável e transformadora para todos,” diz Andrea.
Ações da Sodexo
Com foco em promover uma alimentação mais sustentável, a Sodexo tem metas claras para reduzir os impactos ambientais, diminuir a emissão de gases de efeito estufa ao longo de sua cadeia de fornecimento e adotar princípios alinhados com ESG. Entre as ações realizadas pela empresa no Brasil, destacam-se:
• Cozinha Inteligente: Um sistema que utiliza tecnologias para controlar o desperdício e incentivar o uso integral dos alimentos. Como resultado, a empresa conseguiu reduzir em 50% o tempo de cozimento e diminuir em 30% os resíduos orgânicos, 60% o uso de óleo, 21% o consumo de água, 32% o consumo de eletricidade e 66% o uso de gás.
• Incentivo às proteínas vegetais: A Sodexo tem investido na ampliação do uso de proteínas vegetais nos cardápios, por meio de treinamentos para chefs e o objetivo global de rotular 70% dos pratos principais como de baixo carbono até 2030.
• Bem-estar animal: Cerca de 70% das compras de ovos da Sodexo no Brasil já são provenientes de galinhas livres de gaiolas, com a meta de alcançar 100% até 2025.
• Frota sustentável: A empresa utiliza sete veículos urbanos de carga 100% refrigerados e elétricos nas operações do Paraná e Rio Grande do Sul, com uma redução estimada de 46 toneladas de CO² por ano. Esses veículos são conduzidos por motoristas mulheres, refugiadas ou transgênero.
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