Países que mais comem chocolate segundo a Mintel

Quer você goste de uma barra de chocolate de porção única ou de presentear caixas selecionadas para ocasiões especiais, a maioria de nós é amante de chocolate.
É um doce básico em países de todo o mundo, mas qual de nós come mais chocolate? E nossos comportamentos de consumo de chocolate estão mudando com o tempo? A pesquisa da Mintel sobre confeitos de chocolate em todo o mundo revela comportamentos e atitudes em relação a esses deliciosos confeitos em diferentes países para descobrir quais países comem mais chocolate.
Consumo de chocolate em todo o mundo
Vamos dar uma olhada mais de perto em quais países ao redor do mundo comem mais chocolate e como essas tendências de consumo de chocolate mudaram nos últimos anos.
Consumo de chocolate britânico
O Reino Unido é uma nação de amantes do chocolate, como evidenciado pelo facto de 95% dos britânicos comerem chocolate . Um impressionante número de quatro em cada cinco britânicos comem chocolate uma vez por semana ou mais, tornando-o uma parte regular da dieta britânica. Isto diminuiu ligeiramente desde 2022, com uma mudança no sentido de comer chocolate apenas uma vez a cada quinze dias ou com menos regularidade do que anteriormente. Mas por que os britânicos estão comendo menos chocolate em 2023? Uma razão pode ser que os produtos HFSS (ricos em gordura, açúcar ou sal) tenham enfrentado restrições mais rigorosas sobre onde podem ser localizados nas lojas desde Outubro de 2022, pelo que os produtos de confeitaria, incluindo chocolate, são menos visíveis para os consumidores do que anteriormente. Isto causou um declínio na compra impulsiva de chocolate, especialmente porque em 2022 quase 7 em cada 10 consumidores britânicos declararam que compram chocolate impulsivamente em ofertas promocionais . Em 2023, porém, apenas um terço dos consumidores britânicos afirmaram que compraram chocolate para si próprios porque estava numa oferta especial.
Consumo de chocolate alemão
A Alemanha é outra nação de grandes consumidores de chocolate. Em 2023, a Mintel informou que três quartos dos consumidores alemães comem chocolate pelo menos uma vez por semana , com mais de 10% comendo chocolate uma vez por dia ou mais. Mais de metade dos consumidores alemães concorda que comer chocolate é uma forma acessível de melhorar o seu humor, e a maioria prefere comprar blocos de chocolate que podem ser consumidos em várias ocasiões. Isto diz-nos que comer chocolate faz parte de uma rotina regular dos consumidores alemães, em vez de ser uma guloseima ocasional e imprevisível.
Em termos dos chocolates que comem, os alemães com menos de 44 anos têm muito mais probabilidade de comprar barras de dose única em comparação com os consumidores mais velhos, que preferem blocos. Com três quartos dos consumidores a afirmar que barras mais pequenas são melhores para experimentar sabores diferentes, isto sugere que os consumidores mais jovens estão mais interessados em novas variedades do que os consumidores mais velhos.
Consumo de chocolate americano
O consumo americano de produtos de confeitaria de chocolate fica ligeiramente atrás do dos consumidores britânicos, já que 3% menos americanos compraram chocolate de qualquer tipo nos últimos três meses . No entanto, a pesquisa da Mintel revela que mais de quatro em cada cinco consumidores americanos comem a mesma quantidade ou mais chocolate do que no ano passado.
Assim, os EUA parecem ser um mercado estável para produtos de confeitaria de chocolate, mas em que circunstâncias os americanos são tentados a comprar? Cerca de dois terços dos consumidores americanos compram chocolate como guloseima, em comparação com um terço que compra chocolate como reforço energético, sugerindo que o consumo de chocolate nos EUA é mais comum por prazer do que por praticidade. Isto é ainda reiterado pelo facto de mais de metade dos americanos que comeram mais chocolate em 2022 atribuírem isso a um desejo crescente de indulgência.
Consumo de chocolate canadense
Os consumidores no Canadá, como os de outras partes do mundo, parecem ter mantido os seus níveis de consumo de chocolate. Isto é verdade para o Canadá, onde apenas um em cada cinco consumidores come mais ou menos chocolate do que no ano passado , o que faz com que o consumo geral de chocolate se equilibre. Embora 9 em cada 10 canadenses que comem chocolate regularmente possam parecer uma grande parcela da população, é comparativamente um dos menores consumidores de chocolate do mundo.
No que diz respeito às atitudes canadianas em relação ao consumo de chocolate, parece que os consumidores apreciam principalmente a conveniência dos snacks de chocolate, embora alguns prefiram escolher opções mais saudáveis. Mais da metade das pessoas que comeram menos chocolate e doces no Canadá em 2022 fizeram um esforço consciente para reduzir a ingestão de açúcar. Por outro lado, dois terços das pessoas que comeram mais chocolate e doces em 2022 o fizeram porque comem mais em casa.
Fonte: Mintel 03.01.2024





Comments are closed.