Ranking das bebidas mais consumidas na América Latina

As bebidas são o segundo produto de consumo de massa mais adquirido pelas famílias latino-americanas, representando 22,1% da cesta de compras.
Até 2023, a categoria de bebidas aumentou a sua participação em 0,8%, superando categorias como laticínios, cuidados com a casa ou beleza. Ao mesmo tempo, a categoria de bebidas conquistou 0,1% de participação em relação à categoria de alimentos, demonstrando sua relevância na cesta de compras.
Domínio global das bebidas na região
Para analisar a importância de cada produto nas cestas dos latino-americanos, na Worldpanel temos a vantagem de ter uma visão global e local. O que acontece em geral nem sempre descreve as oportunidades em todos os mercados.
Regiões como a América Latina são ambientes-chave de crescimento para muitas marcas. Esta região é dominada por marcas locais (60% das compras são de marcas produzidas na América Latina), mas a competitividade do mercado aumenta quando as empresas globais também investem em suas marcas.
No caso das bebidas, o panorama é diferente das demais categorias. As marcas globais de bebidas ocupam duas posições no Top 5 de marcas mais escolhidas, o que se diferencia no mix de marcas globais e locais que caracteriza as demais categorias.
Qual é a bebida mais consumida?
A Coca-Cola continua sendo a gigante da categoria, e também crescendo seu CRP em 6,7% em toda a região.
Só o desempenho da marca no Brasil ficaria em segundo lugar na categoria de bebidas, com 610 milhões de CRP ao longo do ano.
Em busca do crescimento contínuo, a Coca-Cola conquistou novos espaços e momentos fora das refeições, com formatos individuais e menores. Buscam também construir um vínculo especial com a Geração Z por meio de novos sabores, diferentes edições e produtos sem açúcar.
A Pepsi está fazendo o possível para se aproximar da Coca-Cola e a atividade deste ano a ajudou a atingir CRP 605 milhões. É a única marca no Top 5 com crescimento de dois dígitos.
A fórmula perfeita para aumentar o consumo de bebidas
Pepsi lidera ranking de marcas com maior número de novos consumidores em 2023; Com a Pepsi está a Sprite, e desta forma duas marcas globais de bebidas tornam-se líderes no aumento da penetração com 6,4% e 3,3% respetivamente. Demonstrando assim a sua relevância na conquista de novos usuários, incluindo marcas de todas as categorias.
Vendo que as marcas utilizam todos os aceleradores para maximizar o crescimento, não há dúvida de que o omnicanal é visto como uma das principais alavancas de crescimento. A tendência continuou após a pandemia e o cenário omnicanal na região permitiu melhor frequência e penetração para as marcas. A Pepsi sabe disso e está ganhando popularidade entre os consumidores omnicanal.
O excelente desempenho das bebidas este ano na América Latina se deve às marcas que conseguiram se tornar indispensáveis, atraindo mais clientes e mostrando resiliência às mudanças de consumo na região.
Fonte: Kantar 26.07.2024

Comments are closed.