Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationEmbalagem & Design RadarSetor de latas de alumínio cresce 12% no primeiro semestre

Setor de latas de alumínio cresce 12% no primeiro semestre

  • Written by:

Abralatas destaca a diversidade de bebidas envasadas em lata, incluindo cervejas, refrigerantes e RTDs, como fatores-chave para o crescimento do setor e a preferência dos consumidores por opções sustentáveis

A Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), entidade que representa o setor de latas de alumínio para bebidas no Brasil, divulgou os resultados do primeiro semestre de 2024, registrando um aumento de 12% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2023. A entidade projeta um fechamento de ano com crescimento significativo.

O setor tem seguido a tendência positiva da economia, refletida nos resultados do PIB brasileiro neste ano. De acordo com o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, as latas brasileiras têm experimentado uma recuperação desde 2023, após um período de ajustes com o fim da pandemia. “Este ano tivemos um verão extremamente quente, o que impulsionou o consumo de bebidas, além de um crescimento econômico que favoreceu o aumento do poder de compra da população. Junto a isso, a lata de alumínio continua ganhando força no setor de bebidas, com novos produtos surgindo constantemente”, afirma Cândido.

Um dos principais destaques do período foi a ampliação da variedade de produtos disponíveis em lata, com muitos deles apresentando crescimento no mercado nacional e conquistando cada vez mais consumidores. Exemplos incluem os “RTDs” (Ready to Drink – bebidas prontas para consumo), cachaça, energéticos, cerveja sem álcool, vinhos e espumantes, que estão ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras e menus.

Cátilo Cândido explica que essa tendência acompanha um movimento global e coloca o Brasil em destaque no setor de embalagens para bebidas. “Hoje, já são mais de 20 tipos de bebidas envasadas em lata de alumínio no Brasil. A cerveja continua sendo o principal produto, com um crescimento de 10%, seguida pelos refrigerantes, que tiveram um aumento de 23% no primeiro semestre deste ano. Esses números são motivo de celebração e refletem uma escolha cada vez mais consciente dos consumidores, que veem na lata de alumínio uma opção segura, prática e sustentável”, complementa o executivo.

Comments are closed.

Rodapé 2