Tendência saudável impulsiona indústria: NIS 2024 bate recorde de expositores

Segundo a Euromonitor, 60% dos latino-americanos buscam ingredientes saudáveis ao escolher produtos; setor de alimentos para fins especiais cresceu 13% entre 2018 e 2023
A busca dos consumidores por um estilo de vida mais saudável, o que inclui a atenção reforçada aos hábitos alimentares, vem incentivando uma transformação na indústria de alimentos e bebidas. De acordo com pesquisa da Euromonitor, 60% dos latino-americanos buscam hoje ingredientes saudáveis em seus alimentos e bebidas – e 41% deles leem com atenção os valores nutricionais daquilo que consomem.
Esses esforços incluem a adoção de uma alimentação mais rica em nutrientes, produtos com alto índice proteico ou plant-based, além de suplementos alimentares e de itens com propriedades funcionais – ou seja, capazes de contribuir para o aumento da imunidade, da saúde cardiovascular e digestiva.
A demanda dos consumidores estimula também o crescimento da indústria. De acordo com dados da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), entre os anos de 2018 e 2023, o setor de alimentos para fins especiais registrou expansão de 13%.

Adriano Pegorelli, co-fundador do NIS – Nutri Ingredients Summit.
“Acompanhamos de perto o desenvolvimento do setor de ingredientes, e é notável ao longo dos últimos anos o crescimento de soluções inovadoras para atender à demanda dos consumidores por produtos que sejam mais saudáveis, mas que mantenham a indulgência associada aos momentos prazerosos da vida”, afirma Adriano Pegorelli, co-fundador do NIS – Nutri Ingredients Summit. “Isso impulsiona, naturalmente, as atividades desses fornecedores e dos fabricantes de produtos finais.”
O evento, que chega à sua quarta edição em 2024, será realizado nos dias 23 e 24 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Conectando fornecedores de ingredientes funcionais às indústrias de alimentos, bebidas, suplementos alimentares e farmacêuticas, o NIS é uma vitrine ampla dessa expansão.
Em 2023, reuniu cerca de 50 expositores – representantes de mais de 200 marcas de ingredientes. Neste ano, a expectativa de seus organizadores já foi superada: o número de empresas expositoras cresceu 50% – resultando na maior edição da história do NIS, que espera receber mais de 4.000 profissionais da indústria neste ano.
“Os consumidores brasileiros estão cada vez mais conscientes sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada. Nossa pesquisa revelou que 87% dos consumidores brasileiros acreditam que para manter uma dieta saudável é importante equilibrar opções mais saudáveis com outras mais indulgentes”, diz Fabiana Vancetto, diretora da Mintel, agência de inteligência de mercado que é parceira estratégica do NIS.
O NIS é uma plataforma completa, que inclui feira de negócios, congresso, experiências multissensoriais e premiações.

Camilo Guerrero, Gerente de Marketing da dsm-firmenich.
“O evento funciona perfeitamente como plataforma para comunicar à indústria de alimentos e bebidas as mais recentes novidades em ciência, saúde e nutrição”, afirma Camilo Guerrero, Gerente de Marketing da dsm-firmenich. A empresa, que é patrocinadora digital do evento, promoverá uma experiência sensorial no NIS Taste Live, em que vai explorar como desenvolver produtos indulgentes e saudáveis.
Os visitantes do NIS poderão ainda conhecer e reencontrar fabricantes e distribuidores nacionais e internacionais de ingredientes naturais, funcionais e nutracêuticos, vitaminas, substitutos de gordura, açúcar e sódio, corantes, extratos e aromas naturais. Também será possível conferir novidades dos segmentos de proteínas lácteas, fibras, texturizantes, antioxidantes, probióticos, prebióticos, enzimas, colágeno, aminoácidos, proteínas vegetais, plant-based, entre muitos outros.
“O NIS se tornou o principal e mais completo evento de ingredientes funcionais, com foco em inovação, saudabilidade, lançamentos, qualificação de público e geração de negócios. E a edição de 2024 será histórica, com conteúdo riquíssimo, palestrantes inéditos, novos expositores e novas experiências sensoriais para os visitantes”, diz Cassiano Facchinetti, co-fundador do NIS.
O evento é organizado pela NIS Live – joint venture entre GMF: Global Marketing Fairs, Ânggulo Comunicação Estratégica e Facchinetti Exhibitions & Consultancy. O credenciamento para a feira é gratuito até o dia 20 de abril.


Comments are closed.