Chemyunion
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationInternacional RadarTendências da indústria de sucos: o mercado de sucos está sentindo o aperto?

Tendências da indústria de sucos: o mercado de sucos está sentindo o aperto?

  • Written by:

Após mais um ano significativo de perturbações provocadas por conflitos globais e alterações climáticas, a indústria do sumo enfrentou vários desafios. A sua marca está ciente das tendências emergentes de sucos que impulsionarão a inovação de produtos?

A crise do custo de vida e as consequências da pandemia criaram condições que provocaram o aumento dos custos da energia e dos transportes, o rápido aumento dos preços dos alimentos e das bebidas e a consequente diminuição dos rendimentos reais – factores que afectaram o mercado dos sumos.

Embora a inflação tenha impulsionado o valor da categoria, a Mintel estima que a taxa de volume de vendas do mercado de sumos do Reino Unido caiu 3% em 2023. Além disso, as preocupações com a saúde planetária e pessoal continuaram a prejudicar a indústria dos sumos. Sendo uma categoria discricionária, o mercado de sumos continua vulnerável à contínua redução dos rendimentos, uma vez que os consumidores provavelmente continuarão a negociar em baixa ou a reduzir os gastos.

No entanto, ficaria satisfeito em saber que existem oportunidades para as marcas estimularem a inovação se puderem provar valor aos consumidores pressionados financeiramente e se envolverem com as preocupações dos consumidores sobre a sustentabilidade e a saúde pessoal.

Escolhemos a dedo as mais recentes demandas dos consumidores, tendências emergentes em sucos e inovações que serão essenciais para manter os consumidores cativados e justificar preços mais elevados.

Tendências em sucos – O que os consumidores desejam?

Consumidores ficaram irritados com o aumento dos preços
O aumento dos preços das frutas e vegetais devido a condições climáticas extremas, como a onda de calor do verão no Reino Unido de 2022, as secas no Brasil e os furacões nos EUA causaram um aumento notável no preço médio por litro de suco. Não é de surpreender que 72% dos consumidores do Reino Unido tenham tomado medidas para tentar poupar dinheiro em sumos de fruta, sumos e smoothies para ajudar a contrariar o aumento do custo de produção.. Mais de um terço dos consumidores está optando por opções mais baratas, o que está ajudando as marcas próprias a ganhar participação em volume no mercado de sucos. Para se manterem competitivos e melhorarem a sua perceção de valor, os principais intervenientes estão a oferecer promoções e a introduzir formatos maiores e com melhor relação qualidade/preço dos seus produtos. Embora isto ajude, as marcas podem fazer mais para diversificar as suas ofertas para combater o downtrading e atrair consumidores mais experientes.

Quatro em cada dez consumidores do Reino Unido concordam que consideram aceitável marcas de sucos de frutas e smoothiesadicionar água aos seus produtos. Isto representa uma forma económica de reduzir os preços, bem como de resolver as preocupações sobre o teor de açúcar. Na vanguarda, a nova linha What a Juice Light da Waterbomb anuncia na embalagem da garrafa que a bebida tem metade do açúcar do suco normal, maior teor de água e tem apenas 150 calorias por garrafa. Para abordar a percepção de valor pelo dinheiro, as marcas podem posicionar a adição de água como uma forma de aumentar a hidratação. Para aumentar ainda mais a atração, a água adicional pode ser mineral ou incluir eletrólitos. Inovar nesta área ajudaria as bebidas à base de sumos a promover um papel mais forte na hidratação ou nas ocasiões de consumo pós-exercício, bem como a poupar dinheiro aos consumidores.

Mudança nas papilas gustativas: a tendência crescente de opções de sucos mais saudáveis

O papel do açúcar na crescente prevalência da obesidade e de outros problemas de saúde é um fator chave que faz com que os consumidores formem novas preferências de sabor na indústria de sucos. Num relatório recente da Mintel, A Year of Innovation in Juice , mais de um terço dos adultos franceses manifestam interesse em sumos e smoothies com sabores menos doces, e mais de metade dos consumidores de sumos e smoothies do Reino Unido tentam limitar o seu consumo a um copo pequeno por dia devido à ingestão de açúcar . À primeira vista, esta tendência dos sumos relacionados com o açúcar parece sufocar o crescimento do mercado de sumos, mas também apresenta uma oportunidade para as marcas inovarem em receitas melhores para si, para ajudar a aliviar as preocupações dos consumidores relacionadas com a saúde.

O foco em sabores com baixo teor de açúcar e não doces também abre oportunidades para as marcas ampliarem seu papel nas ocasiões de consumo noturno. Um terço dos adultos concorda que os sumos de fruta, bebidas à base de sumos e batidos com sabores sofisticados, como botânicos ou especiarias, são uma melhor alternativa ao álcool do que aqueles com sabores padrão. Ao criar sabores interessantes e inovadores que apelam tanto aos consumidores preocupados com a saúde como aos consumidores indulgentes, as marcas podem aproveitar a tendência crescente de moderação do álcool e fornecer uma alternativa única às bebidas alcoólicas tradicionais.

Juntamente com as alegações de não adição de açúcar, as alegações de imunidade dominaram os novos lançamentos funcionais no mercado de sucos de 2020 a 2023, depois que a imunidade foi firmemente colocada na mente das pessoas durante a COVID-19. Liderando o caminho, a Sainsbury’s adicionou Flourish Orange, Carrot, Maracujá e Ginger Immune Smoothie à sua linha Flourish focada na saúde. Eles destacam na frente da garrafa que seu smoothie é enriquecido com vitaminas B, C e D para apoiar a proposta de imunidade.

Nos EUA, as tendências de sucos voltados para a saúde também estão aumentando. O Relatório de Sucos e Bebidas de Sucos da Mintel nos EUA revela que 40% dos consumidores de sucos e smoothies nos EUA estão bebendo mais suco em comparação com o ano anterior, como forma de aumentar sua ingestão de vitaminas. O maior interesse dos consumidores por dietas mais saudáveis ​​e a sua intenção mais forte de incorporar bebidas mais ricas em nutrientes na sua vida quotidiana apresentam oportunidades significativas para as marcas capitalizarem.

Animando a conversa: O impacto da sustentabilidade no consumo de suco

A sustentabilidade não é mais apenas uma tendência. Todos fomos atingidos pela dura realidade das condições meteorológicas extremas, bem como pelos elevados preços da energia e dos alimentos. À medida que os consumidores se tornam mais conscientes de como as suas ações afetam o ambiente, esperarão que as empresas lhes forneçam produtos ecológicos.

À medida que aumentam as preocupações com as alterações climáticas e a sustentabilidade, quatro em cada dez consumidores de sumos no Reino Unido estão preocupados com os quilómetros alimentares associados aos sumos que utilizam ingredientes tropicais.. Assim que a crise do custo de vida diminuir e os consumidores puderem dar-se ao luxo de priorizar novamente a sustentabilidade, a Mintel prevê que as suas preocupações só irão piorar. Celebrar as frutas cultivadas localmente pode resolver as preocupações com as milhas alimentares. As marcas do mercado de sucos podem inovar experimentando receitas que incorporam ingredientes nativos. Ao destacar a ligação entre os baixos quilómetros percorridos pelos alimentos e a sustentabilidade, as marcas podem aumentar as suas credenciais éticas e conquistar a atenção dos consumidores ecologicamente conscientes. Para aumentar o fascínio do local, as marcas poderiam utilizar esta narrativa para apoiar os agricultores britânicos, o que não só proporcionaria um ângulo humano convincente, mas também suscitaria confiança e afirmaria associações de qualidade.

Além de se preocupar com os quilômetros percorridos pelos alimentos, a pesquisa da Mintel revela que um terço dos consumidores dos EUA está preocupado com marcas de sucos que não utilizam embalagens sustentáveis. À medida que um número crescente de consumidores reconhece a importância das embalagens ecológicas, espera-se que as marcas tornem estas opções de embalagens padronizadas. Nos últimos cinco anos, novos lançamentos com alegações de respeito ao meio ambiente aumentaram acentuadamente no mercado de sucos do Reino Unido. Embora positiva, a saturação dessas reivindicações de rótulos significa que eles não oferecem muito em termos de se destacar na multidão. No entanto, algumas marcas foram criativas na promoção da agenda verde, como Don Simon, que reembalou os seus sumos para destacar a meta triplo zero da marca: ter zero desperdício, zero emissões poluentes e zero consumo de água. Esta iniciativa demonstra como ideias inovadoras e transparência podem ajudar a construir relações de confiança com os consumidores, o que pode resultar num aumento da utilização e dos gastos num produto.

 

 

 

 

Fonte: Mintel 13.09.2023

Comments are closed.

Rodapé 2