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Tendências globais em sorvetes: mais do que apenas um alimento reconfortante?

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Quem quer sorvete? Bom, se olharmos para o consumo global de sorvetes, a resposta é: quase todo mundo!

De acordo com a pesquisa de consumo da Mintel, nove em cada dez consumidores do Reino Unido desfrutaram de um sorvete entre julho e outubro de 2023, e um número quase idêntico foi observado na Alemanha. As guloseimas congeladas também estão onipresentes nos freezers do outro lado do lago, com mais de 94% dos adultos norte-americanos comprando sorvete, novidades congeladas ou iogurte congelado em 2023.

Está claro que o sorvete continua tão popular como sempre e que a indústria global de sorvetes está bem de saúde. O sorvete ainda é apreciado principalmente como alimento reconfortante para muitos consumidores. Nos EUA, cerca de nove em cada dez consumidores de gelados concordam que tomar gelado traz alegria quando precisam de uma recolha , destacando o papel bem estabelecido do produto como um “alimento de apoio emocional” para os consumidores. Contudo, as exigências dos consumidores estão a mudar: o foco crescente dos consumidores na alimentação saudável levou a um maior escrutínio dos alimentos com teor tradicionalmente elevado de açúcar e gordura. Da mesma forma, na região APAC, há uma demanda por ingredientes e formulações melhores para você . Naturalmente, é essencial que as marcas de gelados respondam à procura dos consumidores, para evitar que os consumidores procurem um doce noutro local. Neste artigo, examinamos as tendências de consumo de sorvete que moldam a indústria e como as marcas estão respondendo com a inovação em sorvetes.

O que é uma comida reconfortante?

A comida reconfortante é um alimento que os consumidores recorrem em momentos de estresse e que proporciona uma sensação de saúde emocional e bem-estar. Normalmente, os alimentos reconfortantes são ricos em gordura ou açúcar, ricos em energia e podem ter um valor nutricional relativamente baixo. Alimentos reconfortantes populares incluem batatas fritas, chocolate e, claro, sorvete.

Tendências globais da indústria de sorvetes

Colocando a ‘diversão’ na ‘comida funcional’

Os últimos anos foram uma bênção para os alimentos reconfortantes populares, com os consumidores a experimentarem o aumento do stress e da ansiedade da pandemia da COVID-19, e depois seguidos por crises económicas contínuas. A indústria dos gelados estava particularmente bem posicionada para beneficiar do aumento dos preços e da inflação elevada devido ao efeito batom . O posicionamento do gelado como um tratamento acessível atrai os consumidores em tempos de crise económica.

No entanto, desde a pandemia, a Mintel descobriu que houve uma mudança global no sentido de uma alimentação mais consciente sobre a saúde . As marcas de sorvete, portanto, se encontraram em um dilema. Eles se inspiram na indústria baseada em vegetais , adotam alternativas lácteas e se concentram na criação de uma alternativa mais saudável ao sorvete tradicionalmente indulgente? Ou eles aumentam a indulgência e se apoiam fortemente na reputação da comida reconfortante? A resposta não é simples. A pesquisa de consumo da Mintel descobriu que é improvável que o sorvete possa algum dia se estabelecer como um alimento verdadeiramente saudável, mesmo entre os consumidores que procuram ativamente por um sorvete saudável: um quarto dos consumidores indianos que estão dispostos a pagar mais por um sorvete mais saudável acredita que o sorvete nunca pode ser saudável . Como resultado, o sorvete precisa oferecer a indulgência permitida aos consumidores, estabelecendo um equilíbrio entre saúde e indulgência. 

Embora a nutrição não seja uma prioridade máxima na compra de gelados, quase um quarto dos consumidores dos EUA está interessado em gelados com benefícios funcionais para a saúde . As marcas estão bem posicionadas para aumentar a reputação do gelado como alimento funcional, visando consumidores jovens que gostam de produtos ricos em proteínas, ou que se inspiram no sector em expansão das bebidas energéticas, e proporcionam um estímulo energético muito procurado aos consumidores . Embora o mercado de sorvetes funcionais continue pequeno, ele está crescendo. Os dados GNPD da Mintel mostram que os lançamentos de sorvetes com alegações funcionais aumentaram 10% entre 2021-2023, destacando que é algo que as marcas devem considerar quando se trata de desenvolvimento de novos produtos.

Pronto para uma aventura

Ingredientes funcionais e benefícios adicionais à saúde não são os únicos novos recursos que atraem um interesse significativo do consumidor na indústria global de sorvetes. Os consumidores estão cada vez mais aventureiros, pelo menos no que diz respeito a novos sabores e texturas. A Mintel descobriu que há um interesse crescente em sabores de sorvete não convencionais.

Na região APAC, os sabores florais têm ganhado interesse, e metade dos consumidores tailandeses com idade entre 25 e 34 anos estão interessados ​​em experimentar esses sabores . O interesse também está crescendo em outros perfis de sabores não tradicionais, como os salgados, que, de acordo com dados GNPD da Mintel , registrou um aumento de mais de 50% no lançamento de novos produtos desde 2021. No entanto, apesar desse interesse crescente, os sabores não tradicionais permanecem bastante nichos. Conforme demonstrado no gráfico abaixo, os sabores florais e salgados foram representados apenas em menos de 1% de todos os lançamentos globais de sorvetes em 2023.

No entanto, as marcas não devem desconsiderar o interesse do consumidor na experimentação de sabores e, nos próximos anos, devem utilizar IA para criar experiências de sabor novas e personalizadas para os consumidores.Apesar da crescente necessidade de novidades, os consumidores continuam a desfrutar dos sabores tradicionais dos gelados, como morango, baunilha e chocolate. Quase dois terços dos adultos do Reino Unido concordam que deveria haver mais sorvetes de alta qualidade em sabores clássicos . Este interesse em sabores clássicos de maior qualidade ilustra como os consumidores desejam o conforto da familiaridade, mas também desejam melhorias na qualidade do sabor e da textura ao mesmo tempo. As marcas de sorvete também devem inovar, dando um toque diferente aos sabores familiares para manter os consumidores envolvidos. Isso pode ser feito abraçando uma velha amiga: a nostalgia.

Conforto Gelado

A nostalgia está influenciando significativamente a indústria global de sorvetes; consumidores de diversas regiões são atraídos por sabores e marcas que os lembram de sua infância ou de seu passado. No Reino Unido, comer gelados que evocam memórias de infância ressoa amplamente entre os consumidores , especialmente aqueles com menos de 35 anos, sugerindo que o marketing centrado na nostalgia pode ser altamente eficaz neste mercado. Mas não são apenas os consumidores no Reino Unido que olham para os “bons velhos tempos” . Na Índia, as marcas de gelados estão a ligar-se aos consumidores através de sabores nostálgicos , especialmente visando os Millennials mais velhos com sabores de fruta da época, e na Alemanha, oito em cada 10 consumidores dizem que gostam de redescobrir sabores com os quais cresceram , ecoando o desejo por mais gelados. em sabores clássicos e nostálgicos.

Tudo isso destaca que as marcas deveriam considerar seriamente a nostalgia como estratégia de marketing. Oferecendo inspiração para aproveitar o apelo da nostalgia, uma série de marcas retrô do Reino Unido expandiram-se para a categoria de sorvetes em 2023, como os doces Barratt, Angel Delight e Hubba Bubba da Wrigley. Enquanto isso, marcas estabelecidas e líderes de mercado também usaram a nostalgia em suas campanhas de marketing: a Ben & Jerry’s apresentou produtos retrô ao lado de seus sorvetes em suas campanhas de mídia social, e a Baskin-Robbins voltou a usar as cores de seu logotipo original em sua reformulação de marca de 2022.

 

 

 

 

 

Fonte: Mintel 13.05.2024

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