Com isso, bebidas embaladas em porções pequenas ou individuais, como o Piracanjuba ImunoDay, ganharam visibilidade e presença de mercado nesta categoria. Especificamente, estas bebidas capitalizaram a popularidade das “vacinas imunológicas” vistas nas redes sociais. Muitas dessas bebidas contêm fibras ou probióticos com foco na saúde digestiva como um aspecto importante para ajudar os consumidores a construir um sistema imunológico forte.
Três quartos dos brasileiros concordam que é importante para eles que as marcas das quais compram sigam práticas comerciais éticas ou sustentáveis e 63% concordam que é importante praticar o comércio justo (ou seja, pagar preços justos nos países em desenvolvimento por produtos ou mão de obra). Na última década, os lançamentos de produtos alimentares e bebidas centraram-se muito mais na sustentabilidade, especificamente em soluções de embalagem, em vez de reivindicações éticas. Um exemplo, lançado em 2020, foi a lanchonete Nestlé + Gerando Falcões. A Nestlé afirmou que este produto é o primeiro alimento e bebida socialmente responsável lançado no Brasil . Na verdade, 100% dos lucros deste produto são destinados a projetos em favelas (comunidades de baixa renda).
Outra tendência importante neste momento girava em torno da saúde mental. Mesmo antes da pandemia de COVID-19, a importância da saúde emocional e mental prevalecia como tendência. Um terço dos brasileiros demonstrava interesse em opções que melhoram a agilidade mental, 29% para aliviar o estresse, 28% para melhorar a qualidade do sono e 23% para melhorar o humor já em 2016. Mas durante e depois da pandemia, essa tendência ganhou enorme impulso: 73% dos consumidores concordaram que ter hábitos alimentares saudáveis era tão importante para a saúde emocional/mental quanto para a saúde física.
A marca de chá Matte Leão oferece uma variedade de benefícios mentais/emocionais e utiliza ingredientes conhecidos para apoiar o relaxamento, o reequilíbrio e o aumento de energia.
Embora a Geração Z tenha atraído atenção significativa em termos de pesquisa, estudos, marketing, conteúdo de entretenimento e inovação de produtos, a nostalgia da geração Millennial provou ser uma fonte rica e bem-sucedida de criatividade em vários domínios, incluindo o domínio da alimentação e bebidas. 91% dos millennials concordam que sabores e ingredientes familiares evocam conforto emocional para eles e 51% dos consumidores brasileiros expressaram gosto por sabores que evocam memórias de sua infância. Exemplo disso é o Cheetos Bola relançado em 2023 para atender às solicitações dos consumidores nas redes sociais.
Qual é o próximo
A indústria de alimentos e bebidas no Brasil continua oferecendo às empresas e marcas amplas oportunidades de inovação, fornecendo soluções que melhoram a vida dos consumidores brasileiros. Durante a última década, a Mintel forneceu continuamente as mais recentes pesquisas de mercado, insights de inovação e tendências de consumo de toda a indústria de alimentos e bebidas da América Latina.
Comments are closed.