Inovação ecológica é o caminho a seguir em embalagens de alimentos e bebidas

O uso de plástico em diversos setores tem enfrentado uma pressão crescente nos últimos anos, à medida que os consumidores se tornam mais conscientes sobre os resíduos plásticos e seu impacto no meio ambiente.
Embora o escrutínio tenha crescido em todos os setores, a pressão tem sido particularmente grande em embalagens de alimentos e bebidas, o que se tornou uma das principais preocupações de muitos. Para se alinhar à demanda do consumidor e acompanhar as mudanças impostas pelos governos, a inovação será essencial para fornecer alternativas às embalagens plásticas de alimentos e bebidas.
Neste artigo, a Mintel analisa profundamente as tendências atuais e futuras do setor de embalagens de alimentos, que são influenciadas pelas mudanças de atitude dos consumidores em relação à sustentabilidade, bem como pelas mudanças legislativas nos mercados para dar suporte a práticas mais ecológicas.
Sustentabilidade e respeito ao meio ambiente influenciam as principais tendências do mercado de embalagens de alimentos
A conscientização dos consumidores sobre as repercussões ambientais de embalagens excessivas e/ou plásticas de alimentos e bebidas está crescendo, assim como sua conscientização sobre sua própria responsabilidade em relação à saúde planetária. Como resultado, os consumidores em todo o mundo também têm expectativas maiores quando se trata dos esforços de sustentabilidade das marcas; de fato, 30% dos consumidores dizem que uma escala de classificação mostrando o impacto ambiental influenciaria sua decisão de compra. Consequentemente, eles abordam seu próprio comportamento de compra com uma mentalidade mais consciente do meio ambiente – na Alemanha, por exemplo, 36% dos consumidores compraram mais produtos com embalagens mínimas em 2024.
O que é tendência em embalagens?
Os consumidores demonstram grande preocupação com o desperdício de embalagens de alimentos que acabam no meio ambiente, com mais de 7 em cada dez consumidores do Reino Unido expressando preocupação com o fato de que eles acabem no mar, em aterros sanitários ou no meio ambiente local.
Embora o material de embalagem, bem como a quantidade usada para embrulhar os produtos, desempenhem um papel significativo nessa discussão, a reciclagem e a reutilização de embalagens de alimentos continuam sendo os comportamentos de consumo mais comuns voltados para a sustentabilidade relacionados aos alimentos. Os consumidores são substancialmente mais propensos a se envolver nesses comportamentos tangíveis pós-compra do que a alterar suas compras com base na sustentabilidade do produto ou da embalagem.
A redução das embalagens plásticas
Reduzir o uso de plástico é a solução mais óbvia de acordo com as tendências atuais em embalagens de alimentos. Mais da metade dos lançamentos de produtos alimentícios em 2022 no Reino Unido usaram embalagens de plástico em suas embalagens primárias ou secundárias, uma parcela que se manteve consistente nos últimos cinco anos. O plástico não pode ser totalmente banido das embalagens de alimentos e bebidas devido às suas qualidades protetoras que desempenham um papel fundamental em garantir a higiene, proteger os produtos e estender sua vida útil. No entanto, as empresas começaram a lançar iniciativas para reduzir o uso de plástico redesenhando as embalagens e usando menos material para aproveitar as tendências emergentes em embalagens de alimentos. Isso incluiu marcas líderes remodelando blocos de queijo e a remoção generalizada de tampas de clipe. Além disso, um número crescente de marcas adotou embalagens de papel ou papelão, como a marca de sorvete Carte D’Or e Morrisons para seu leite de marca própria. Ver alternativas sem plástico como essa provavelmente mudará as expectativas do consumidor em relação aos materiais de embalagem nessas categorias.
Circularidade e Recargas Face Resistance
As últimas tendências do mercado de embalagens de alimentos em torno da circularidade e refis exigirão uma grande mudança na mentalidade dos consumidores. A reciclabilidade pode ajudar a acalmar as preocupações em torno do desperdício de plástico e ajudar as empresas a ganhar o favor dos consumidores, já que dois quintos dos compradores no Reino Unido dizem que a reciclagem de embalagens torna um produto mais sustentável. Isso é semelhante ao sentimento do consumidor na APAC, onde metade dos consumidores tailandeses afirmam que tentam reaproveitar/reutilizar embalagens de alimentos e bebidas.
No entanto, para promover seu compromisso de integrar a sustentabilidade em suas operações e produtos, os principais supermercados estão testando esquemas de alimentos não embalados. Um exemplo de destaque é a Asda, que introduziu estações de recarga em algumas de suas lojas. Uma promessa de preço de recarga foi introduzida, o que significa que os produtos de recarga são mais baratos do que os equivalentes embalados, o que dá aos consumidores um incentivo extra para optar pela alternativa mais sustentável. A Tesco, que realizou um teste de uma oferta semelhante com uma variedade de produtos, comentou ao encerrar o período de teste que, embora um modelo de pré-enchimento de reutilização tenha forte potencial, exigiria uma grande mudança na mentalidade dos consumidores para estabelecer seu lugar no mercado.
O Impacto do Desperdício Alimentar no Meio Ambiente
Além da poluição plástica, o desperdício de alimentos também representa uma ameaça ao meio ambiente. Embora muito foco esteja centrado em tornar as embalagens mais sustentáveis, elas também devem manter os alimentos frescos: mais da metade da Geração X na Tailândia está disposta a pagar mais por embalagens que mantenham os alimentos frescos por mais tempo. Há espaço para que as embalagens iluminem a proteção dos alimentos e evitem o desperdício de alimentos, já que metade dos consumidores do Reino Unido lista o desperdício de alimentos como uma das três principais preocupações relacionadas a alimentos. Isso destaca a ligação do papel das embalagens de alimentos e bebidas com a extensão da vida útil dos produtos. Marcas estáveis na prateleira podem fazer mais para explicar os benefícios de seus produtos aos consumidores. Por exemplo, a marca alemã Milik Veganz produz leite de aveia em forma de folha, o que economiza 94% de embalagem e 85% do peso do leite líquido.
Apoio por meio de mudanças legislativas: Qual é a tendência futura em embalagens de alimentos?
A Resources and Waste Strategy do governo do Reino Unido continha medidas propostas que visam reduzir o desperdício de embalagens e mover o país em direção a um futuro mais eficiente em recursos. Ela é vista como uma estrutura muito necessária para reiniciar a reciclagem e dar suporte à mudança para uma economia mais circular, pois isso não pode ser alcançado apenas confiando no senso de responsabilidade dos consumidores e das empresas.
Em média, 180 kg de resíduos de embalagens são gerados por cada europeu por ano. Consequentemente, a UE proibiu o uso de plásticos de uso único em 2023, e novas regras em toda a UE sobre embalagens abordarão essa crescente fonte de resíduos, como medidas para embalagens totalmente recicláveis até 2030.
Na região APAC, o governo tailandês está tomando medidas para minimizar a poluição plástica. Em 2022, embalagens de isopor e plástico de uso único foram banidos do uso em parques nacionais, devido à ameaça de resíduos plásticos à vida selvagem do país.
Desafios no caminho das últimas tendências em embalagens de alimentos
O alto custo de vida tem prejudicado as tendências emergentes de embalagens de alimentos voltadas para a sustentabilidade. Embora os consumidores estejam cientes das repercussões ambientais do excesso de embalagens plásticas para alimentos e bebidas, a escassez de renda faz com que a sustentabilidade fique em segundo plano entre as prioridades dos consumidores. Embora, no geral, 53% dos consumidores de alimentos digam que a sustentabilidade é um dos três principais fatores importantes, isso varia dependendo de sua situação financeira. Nos EUA, o sentimento do consumidor é bastante semelhante, com mais de seis em cada 10 compradores concordando que o preço é mais importante do que as alegações ambientais. Dito isso, quando tudo o mais é igual em um produto, a embalagem sustentável pode ser o fator decisivo de compra. Os consumidores jovens dos EUA, com idades entre 18 e 34 anos, especialmente, são mais propensos a fazer da sustentabilidade uma prioridade, apontando para uma mudança geracional nas atitudes.
A falta de transparência afasta os consumidores
Há uma incerteza generalizada sobre as credenciais verdes dos tipos de embalagem, causando dificuldades para 64% das pessoas no Reino Unido em saber qual tipo de embalagem de alimentos é o mais sustentável. Para esclarecer a confusão, os consumidores apreciariam uma comunicação clara sobre informações sobre o impacto ambiental geral da embalagem, sugerindo espaço para as empresas falarem abertamente sobre suas escolhas de embalagem.
As tendências da indústria de embalagens de alimentos estão impulsionando a inovação em embalagens
Ao avaliar embalagens, os compradores de alimentos nos EUA tendem a dar importância a recursos práticos e imediatos, e os benefícios têm prioridade, enquanto fatores relacionados à sustentabilidade ficam mais abaixo na lista. Estas são as principais prioridades dos consumidores dos EUA quando se trata de embalagens de alimentos e bebidas:
Mais da metade das pessoas quer que o foco seja manter os alimentos frescos, seguros e não contaminados. Entre 50 e 57% dos consumidores dos EUA querem que as embalagens de alimentos sejam fáceis de abrir e possam ser fechadas novamente. Comunicar esses benefícios (frescor, valor, saudabilidade) é essencial para atingir o interesse do consumidor. Consumidores mais velhos expressam interesse especialmente em benefícios de embalagens funcionais.
Materiais alternativos abrirão caminho para o futuro
Mais de 30% dos compradores na Alemanha escolheriam um produto em vez de outro se ele tivesse uma embalagem sem plástico. Isso mostra que as marcas são aconselhadas a investir em métodos de embalagem inovadores, como papel ou soluções compostáveis.
Fonte: Mintel 15.10.2024

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