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Food InnovationCOVID-19 Empresas & NegóciosBimbo Brasil realiza doações e adota medidas preventivas no combate do Covid-19

Bimbo Brasil realiza doações e adota medidas preventivas no combate do Covid-19

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A companhia entregou mais de 50 mil produtos para o Banco de Alimentos de São Paulo e 900 mil fatias de pães para pessoas em situações de vulnerabilidade.

Além de estimular práticas como meditação e “elogio virtual” para garantir a saúde mental de seus colaboradores.

Para dar apoio às comunidades em que está inserida, garantir “o pão de cada dia” na mesa dos brasileiros e manter suas unidades em funcionamento, a Bimbo Brasil adotou uma série de ações para assegurar a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os seus colaboradores e parceiros durante a crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19.  As medidas beneficiam desde aqueles que estão na linha de frente da operação – produção, logística comercial e vendas –, até a equipe da área administrativa em home office e, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade, que estão recebendo doações da empresa.

No âmbito social, a companhia participa de duas iniciativas com a doação de 50 mil produtos para o Banco de Alimentos de São Paulo. E, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Becel, está doando 900 mil fatias de pães Pullman para 450 mil cafés da manhã para as pessoas atendidas nos Centros de Acolhimento e no Núcleo de Convivência de São Paulo. Tais iniciativas reforçam o trabalho diário para levar alimentos deliciosos e nutritivos a todos e estimulam o senso de pertencimento dos colaboradores que tornam esta missão possível.

Já para prevenir o contágio nas plantas, a Bimbo Brasil adotou uma série de medidas: medição de temperatura corpórea à distância na entrada de todas as fábricas e CeVes; distribuição de 24 mil máscaras de tecido aos colaboradores de operações, área comercial e administrativos e de 3 mil protetores faciais para as nossas equipes de vendas e logística comercial; ampliação da quantidade de pontos de álcool sanitizante e álcool em gel nas fábricas, escritórios e centros de vendas; distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI) como luvas, aventais e respiradores individuais; sinalização de distanciamento social nos refeitórios e lojinhas; substituição do sistema de biometria por cartão em alguns setores; limpeza permanente das áreas comuns e de circulação (piso, corrimão, maçanetas); e distribuição (e-mail e WhatsApp) de um manual com informações de saúde e segurança com as medidas de precaução e prevenção ao Covid-19.

Também fazem parte das ações de enfrentamento: adoção de home office para cargos administrativos; restrição de viagens nacionais e internacionais; afastamento de colaboradores com mais de 60 anos e gestantes, por meio de antecipação de férias; além da redução de 1 hora na carga de trabalho da equipe de vendas, possibilitando o avanço do horário de almoço.

Outra ação voltada à saúde é a campanha de vacinação contra H1N1, que acontecerá nos meses de abril, maio e junho. Embora a vacina de H1N1 não previna contra a Covid-19, ela combate o aparecimento de sintomas respiratórios, evitando que a pessoa tenha que recorrer aos serviços de saúde, sobrecarregados devido à pandemia. “Com estas medidas, estamos conseguindo gerenciar os impactos da pandemia, sem comprometer a segurança e saúde de nossos colaboradores, bem como manter a continuidade do negócio em todas as nossas operações”, assegura o Gerente de Sustentabilidade Ambiental, Segurança e Bem-Estar, Anderson Felix.

Além de seguir todas as orientações sanitárias e de distanciamento social recomendadas pelas autoridades de saúde, a companhia aposta na humanização para superar este momento. “Como sempre mantivemos uma comunicação pautada na transparência e positividade, estamos tendo o apoio e um retorno muito positivo de todos colaboradores para superar esse momento”, afirma Mário Escotero, Diretor de Gestão de Pessoas e Assuntos Corporativos da Bimbo Brasil. Todas as iniciativas vão ao encontro de um dos principais pilares da companhia, a valorização das pessoas. “Nosso olhar está sempre voltado à essência e às necessidades de nossos colaboradores e, agora, não seria diferente”, completa o executivo.

Mais uma prova dessa valorização é a manutenção dos empregos e, mais do que isso, do bônus (PLR) dos colaboradores. A empresa irá adiantar parte do pagamento do bônus anual aos colaboradores em agosto de 2020.

Humanização garante engajamento dos colaboradores: manter a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores também faz parte das prioridades da empresa no cenário atual. Por isso, a área de comunicação tem trabalhado para levar uma visão positiva e com um toque de humor por meio de notícias otimistas compartilhadas diariamente em boletins online, além de dicas úteis de bem-estar, formas de combater a ansiedade, prática de meditação, informação de atendimento psicológico online gratuito, entras outros temas.

Em parceria com área de Desenvolvimento Organizacional, são realizadas duas sessões semanais via webinar pelo aplicativo Zoom: uma de meditação e outra de conversas sobre assuntos ligados ao bem-estar, voltadas a todos os colaboradores que queiram participar no horário de trabalho. “Todas estas ações mostram a preocupação da organização com a saúde mental do colaborador”, afirma a gerente nacional de Comunicação, Cíntia Rizzo.

Outras ações foram criadas para motivar as equipes, como a salva de palmas dedicada aos colaboradores de operações durante as trocas de turno e o Elogio Virtual, com a proposta de incentivar a troca de palavras gentis e o reconhecimento entre os colaboradores.

Segundo Cíntia, o feedback destas ações tem sido bastante positivo e pode ser medido pelo engajamento dos colaboradores, que estão sentindo orgulho de pertencer. “Toda essa transparência e esse cuidado com o ser humano vêm sendo percebidos não só pelos colaboradores, como também pela sociedade que nos acompanha nas redes sociais. Exemplo disso foi o e-mail que recebemos de um candidato a uma vaga que escreveu ao time de recrutamento, elogiando o esforço da empresa neste momento.”

 

 

 

 

 

Fonte: ABC da Comunicação 14.05.2020

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