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Food InnovationEmpresas & Negócios VarejoCarrefour Brasil atribui integração omnicanal a alta de 73% no lucro

Carrefour Brasil atribui integração omnicanal a alta de 73% no lucro

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De julho a setembro, o lucro líquido da empresa foi de R$ 757 milhões

O desempenho do Grupo Carrefour Brasil no terceiro trimestre de 2020 foi considerado histórico. De julho a setembro, o lucro líquido foi de R$ 757 milhões, crescimento de 73,1% em comparação ao mesmo período de 2019. As vendas brutas consolidadas tiveram alta de 29,9%, atingindo R$ 19,3 bilhões, e o Ebitda ajustado registrou aumento de 18,6% e margem de 7,7%.

Em comunicado sobre o desempenho, a empresa atribuiu os bons números ao sólido crescimento do Atacadão e do multiformato do varejo e todo o seu ecossistema digital. “Tivemos crescimento recorde de vendas e rentabilidade impressionante. Isso atesta o sucesso das medidas que tomamos para garantir um ambiente seguro para nossos clientes e colaboradores em meio à pandemia, bem como a força de nosso ecossistema omnicanal que está cada vez mais integrado”, afirma Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil.

Um exemplo disso é o novo aplicativo “Meu Carrefour”, parte da estratégia de digitalização do Grupo. Com ele, o programa de fidelidade “Minhas Recompensas” está conectado a todos os formatos de lojas do Carrefour, e-commerce e banco. Ao acumular moedas virtuais, o cliente pode trocá-las por vouchers de desconto em compras ou para uso em parceiros.

Essa evolução rápida da omnicanalidade, mesmo em um contexto de forte adoção digital, chama atenção, afinal, não é um trabalho simples. Em paralelo, a empresa realiza investimentos constantes na melhoria da experiência do cliente, como a nova plataforma do Carrefour, que está mais robusta, amigável e totalmente customizável para atender às necessidades tanto do varejo alimentar quanto do não-alimentar. Todas essas iniciativas tem sido traduzidas em novos clientes para os canais online e offline.

“A cada trimestre, o Grupo Carrefour Brasil está consolidando sua posição de líder no varejo alimentar: tráfego mais alto que alimenta vendas mais fortes e ganhos de participação de mercado, e por fim, um maior share of wallet”, diz Noël Prioux.

E-commerce do Atacadão

Das marcas do Grupo, o Atacadão foi uma das que apresentou melhor resultado, registrando o maior nível de receita bruta em um trimestre na história recente da rede: R$ 13,5 bilhões. O lucro bruto aumentou 30,3%, alcançando R$ 1,9 bilhão.

Lançado recentemente, o e-commerce do Atacadão tem dado resultado. Está em funcionamento uma parceria com aplicativos de entrega rápida, disponível em 23 unidades de 11 estados, na qual 100% dos clientes são novos na rede. Além disso, a receita do e-commerce alimentar focado em clientes B2B, com mais de 300 vendedores, está crescendo cerca de 4 vezes.

A rede física também vai crescer. Atualmente são 222 lojas que atendem 4.900 cidades no Brasil, trazendo uma posição de liderança para a rede. E a aprovação do CADE para a aquisição de 30 lojas Makro, com localizações privilegiadas, representa um passo importante para consolidar essa liderança e impulsionar ainda mais o crescimento da rede. O fechamento do negócio deve acontecer em breve.

Varejo phygital

O Carrefour Varejo viu as vendas terem um crescimento expressivo de 27,4%, atingindo R$ 5,2 bilhões – incluindo o marketplace. A operação multiformato registrou crescimento de 22,1%, com destaque para os hipermercados.

Outro canal que demonstrou força, mesmo com a flexibilização das medidas sanitárias do novo coronavírus, foi o e-commerce. A operação teve um crescimento de 86,1% no GMV total (incluindo o serviço de entrega rápida), impulsionada pelo crescimento de 204,4% nas vendas do e-commerce alimentar.

No relatório, a empresa afirma os números indicam uma mudança importante do comportamento dos consumidores. Em setembro, por exemplo, 70% dos clientes do e-commerce alimentar eram novos ou inativos no ecossistema, o que traz boa perspectiva para o canal.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Consumidor Moderno 11.11.2020

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