Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationDestaques Embalagem & DesignEmbalagem reciclável e sustentável

Embalagem reciclável e sustentável

  • Written by:

Felizmente, o mundo está se enchendo de ideias verdes, muitas delas relacionadas a formas mais inteligentes de embalar e também de consumir produtos.

Com o consumo consciente e a Economia Circular em alta, as indústrias começam a pensar em alternativas capazes de substituir as embalagens plásticas que se acumulam nos oceanos, em lixões e aterros sanitários. Já existem vários modelos de embalagem reciclável, feitas com materiais como cartão kraft ou papel texturizado. Há também modelos de embalagem biodegradávelembalagem sustentável feita com plástico reciclado e muitas outras opções de embalagem criativa.

Vin Grâce

Esse projeto-conceito de uma garrafa de vinho é feito de papel texturizado mais leve que uma garrafa de vidro, mais fácil de carregar e mais barato de produzir. Design feito pela Minimalist.

Diferencial: uma garrafa totalmente diferente do modelo tradicional de garrafas de vinho, feita de papel texturizado e reciclável.

Koa Organic Water

Estranho pensar nisso, mas a Koa criou uma água orgânica! Como assim? Bem, a empresa estadunidense inventou um método de purificação e obtenção de água que vem de frutas e vegetais orgânicos, tudo em uma garrafa de 375 ml cuja embalagem é 100% biodegradável.

Diferencial: ainda tentando superar a parte da água orgânica? Lembre-se que além de orgânica, a garrafa é 100% biodegradável.

Plain T

Criado pela consultoria de estratégia de marca e design de produtos Aruliden, o Plain T é uma maneira de reinventar o modo como vemos o ritual de beber chá. Em alguns locais do mundo, o hábito é visto de forma extremamente formal e é exatamente isso que a marca que modernizar.

Diferencial: além de transformar o ritual de beber chá em algo moderno e diferente, as garrafas são de vidro e podem ser reutilizadas para o mesmo ou diferentes propósitos.

Crest Wine

O conceito da embalagem do CrestWine é mudar a maneira como a embalagem de vinho é experienciada. Utilizando técnicas ilusórias em uma combinação de tradição e linguagem moderna, Crest Wine é ideal para os amantes de vinhos da modernidade.

Diferencial: um design inteligente que utiliza um “pescoço” feito de plástico PET para melhor visualização do produto e uma caixa de papelão.

Leite Orgânico da Delta

A ideia aqui é retratar os valores da produção orgânica do leite de uma maneira simples e eficaz. Segundo a agência grega Spoon Design, a vaca branca incorporada no logo comunica imediatamente o valor da pureza, enquanto o fundo com cores terrestres estabelece uma conexão com a terra e com os métodos naturais da produção orgânica.

Diferencial: apesar da embalagem em si não possuir qualidade inovadora do quesito meio ambiente, sua proposta é incentivar o consumo de produtos orgânicos com um design adorável.

Redesenhando os Ovos

A cartela de ovos foi criada no início do século XX, um pouco depois da Segunda Revolução Industrial, e a partir daí pouco mudou seu design ou funcionalidade.

A estudante de design húngara Éva Valicsek decidiu mexer nisso e criou uma nova cartela de ovos cuja embalagem é incrivelmente prática e sustentável. Feita apenas de papelão e de um elástico de borracha, o design de Valicsek foi criado de modo que se ajuste a diferentes tamanhos de ovos, além de ser dobrável, prático de se levar e reutilizável.

Diferencial: permite visibilidade do produto e a reutilização de materiais, é reutilizável e deixou em pauta a possibilidade de renovação no design da cartela de ovos.

Happy Eggs

Happy Eggs é uma embalagem conceito para ovos que foca em pensar os materiais e a produção de forma sustentável. A estrutura da embalagem é feita de feno a partir de um processo de aquecimento que o molda, com um design criado para minimizar e simplificar o uso do material. Segundo a criadora, a designer polonesa Maja Szczypek, atualmente não há necessidade de aparar os pastos devido aos modernos modelos de criação de animais, fazendo com que muitas especies de plantas que necessitam de luz desapareçam. Para ela, o uso do feno na produção de caixas de ovos ajudaria a manter esses habitats em equilíbrio.

Diferencial: a embalagem sustentável utiliza material que existe em grande quantidade em fazendas, ajudando o meio ambiente e os habitats da região.

Salmão Sitka

A Sitka Salmon Shares é uma empresa que conecta pescadores do Alasca com compradores no Meio Oeste americano durante a temporada do salmão. Juntamente com a CODO Design, eles criaram uma embalagem reutilizável, que pode ser compartilhada com os amigos e guardada mesmo depois do salmão ter sido consumido.

As caixas também destacam o foco da empresa na questão da sustentabilidade, ao remarcar a origem do salmão. Saiba mais sobre o perigo do salmão de cativeiro: “Consumo de salmão de aquicultura pode ser menos saudável do que você imagina”.

Diferencial: design divertido, informativo e sustentável.

Nezinscot Farm

A designer Lindsay Perkins criou embalagens de leite, de queijo e sacolas com o objetivo de serem orgânicas, sustentáveis e sem rótulos. O papel usado nas sacolas da loja é 100% reciclável e biodegradável, feito de sementes de grama, que crescerão onde quer que ele seja descartado. A tipografia foi feita a mão para reproduzir o formato da grama.

As garrafas de leite são retornáveis e possuem todas as informações impressas no vidro. Os pacotes de queijo são feitos com tecido a partir de queijo e papel de cera, ambos biodegradáveis.

Diferencial: embalagem biodegradável e livre de rótulos, foi criada para evitar ao máximo os impactos ambientais.

Kru 82 Vodka

Com opiniões sobre o gosto da bebida fermentada variando de horrível a exótica, a empresa holandesa Kru Spirits decidiu apelar para dois tipos de consumidores: os preocupados com o meio ambiente e os esportistas ao livre. Com a embalagem feita de aço reutilizável, reciclável e à prova de quebra, a empresa encoraja o uso da garrafa após o consumo da bebida.
Diferencial: é reutilizável e desencoraja o uso de materiais descartáveis. Além de levar o consumidor a refletir sobre os hábitos dos holandeses em relação a bebidas alcoólicas.
Elixir

Elixir é uma garrafa prática que, além de possuir um design interessante e imagético, é prática na maneira com que civilizadamente provém um copo ao consumidor ao invés de fazê-lo beber direto da garrafa. O design possuí três componentes: a garrafa, o copo e uma plastic sleeve que firmará o copo na garrafa.

Diferencial: um lindo design projetado em camadas que também provém seu próprio recipiente de consumo.

Eco package

Com a tarefa de fazer uma embalagem para alimentos a partir de materiais ambientalmente corretos, Tina Jeler criou uma embalagem para temperos frescos usando papel e fita ecológicos. O papel é prático, pois possui furos que são usados para o ajuste de tamanho do tempero, e a fita pode ser usada para escrever à mão o tipo de produto comprado.

Diferencial: é biodegradável e minimalista, usando o mínimo de materiais, mas passando ao máximo a mensagem.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ecycle 11.05.2020

Comments are closed.