Chemyunion FI 0820
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationEmpresas & NegóciosEmbrapa aprova projeto de produção de leite orgânico

Embrapa aprova projeto de produção de leite orgânico

  • Written by:

A Embrapa aprovou o projeto que viabiliza o Observatório do Leite Orgânico, que mapeará e caracterizará os sistemas de produção de leite orgânico no Brasil

Hoje, a ausência de dados sobre a produção orgânica é o principal gargalo para o crescimento do setor.

O observatório reunirá dados e informações sistematizadas sobre a cadeia agroalimentar do leite orgânico em uma única plataforma, como por exemplo o tamanho do rebanho, produtividade, ambiente e avaliação da eficiência dos sistemas. A plataforma também conterá dados sobre fornecedores de insumos como grãos e sementes orgânica e medicamentos.

Fernanda Samarini Machado, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, diz que é essencial para o crescimento do setor  poder contar com uma plataforma digital que reúne informações. “A produção de leite orgânica é diferenciada, principalmente por não adotar insumos químicos e pela dificuldade em adquirir bioinsumos”.

A ideia de criar o Observatório do Leite Orgânico para a produção de leite orgânico surgiu em 2019, a partir de diálogos com representantes dos diversos elos da cadeia.

A Embrapa identificou 96 unidades de produção de leite orgânico no ano passado. Em 2018, existiam 76 unidades em todo o país.

A pesquisadora da Embrapa acredita que o Brasil tem as condições ambientais e técnicas necessárias para aumentar a produção de leite orgânico. Mas a disponibilização de insumos, comercialização da produção, demanda por assistência técnica especializada, questões burocráticas relacionadas à certificação podem limitar esta oferta.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Organics News Brasil 26.02.2021

Comments are closed.

Parceiros