Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationDestaques Innova Market InsightsHíbridos: como as collabs podem criar interações indulgentes

Híbridos: como as collabs podem criar interações indulgentes

  • Written by:

Pesquisas realizadas pela Innova Market Insights revelaram uma demanda maior dos consumidores por alimentos e bebidas mais indulgentes e interessantes.

Essa tendência, de fato, aumentou durante a pandemia à medida que o distanciamento social e os “lockdowns” impulsionaram a experimentação em casa e o desejo de socializar – descobrir novas experiências ou reinventar as antigas. Sabores estruturados e híbridos de marcas tem a capacidade de combinar o ‘familiar’ com o novo de um modo a agradar os consumidores mais exigentes.

“Combinações de produtos: Quando as tendências colidem” foi uma das 10 principais tendências da Innova para 2021, enquanto a hibridização foi identificada como a principal tendência em sabores para alimentos e bebidas. De acordo com a Innova Flavor Survey, um em cada três consumidores globais concordam que combinações interessantes ou exóticas influenciaram suas escolhas por sabores de alimentos e bebidas. Muitos dos entrevistados ainda afirmaram que os produtos híbridos ampliaram a variedade e dimensão do mercado de produtos indulgentes. A previsão é que isso continue, ao passo que as “Experiências amplificadas” se tornaram uma das 10 principais tendências para 2022 – o desejo do consumidor, em parte acelerado pela pandemia, de experimentar algo novo. As empresas mais inovadoras vêm respondendo a essa necessidade com produtos empolgantes, enquanto continuam a mergulhar em novos setores e a se juntar em colaborações inesperadas.

As inovações híbridas podem aparecer em áreas como: as de categorias cruzadas, estendendo perfis de sabor para outros tipos de produtos, nas collabs entre marcas e nas combinações de doces e salgados. As possibilidades são infinitas à medida que se aventurar nessas inovações estimula uma maior exploração de ideias. Junto a isso, os consumidores que buscam algo novo são insaciáveis, procuram mais e mais experiências sensoriais inovadoras.

Os produtos de edição limitada fornecem um atalho para a hibridização. Uma pesquisa da Innova revelou que dois terços dos entrevistados gostam de experimentar alimentos e bebidas comercializados como edição limitada, seja por tempo, quantidade ou sazonalidade. Cerca de 40% dos consumidores disseram que o interesse está na oportunidade de experimentar sabores e combinações novas ou interessantes. Embora, globalmente, o número de novos produtos rastreados que possuem um apelo de edição limitada tenha aumentado desde a última década, na América Latina o número permaneceu constante. Isso mostra que há espaço para aumento, especialmente no Brasil e no México, onde esse conceito é mais conhecido.

Há mais oportunidades para inovação na combinação de claims de edição limitada com produtos de categorias interligadas. Por exemplo, a Elma Chips se juntou com a Hellmann’s para realizar o lançamento da Ruffles sabor maionese temperada, para oferecer este produto em um exemplo de mashup de marca. Esse tipo de combinação pode funcionar para rótulos menos conhecidos. Uma pesquisa de tendências da Innova Market Insights deste ano mostrou que metade dos consumidores em todo o mundo dizem confiar mais em uma nova marca se ela colaborar com uma que eles já conhecem.

Isso também pode funcionar para marcas estabelecidas que desejam experimentar combinações incomuns. A reconhecida marca de chocolates Milka se associou à Filadélfia para misturar chocolate e cream cheese. Alegando oferecer “todo o prazer do chocolate com o delicioso sabor e a bondade da Filadélfia”, é um exemplo de mashup que muitos podem não ter considerado, mas é potencialmente mais palatável pela familiaridade e confiança nas marcas.

Com um desejo de puro prazer – dentro e fora de casa – intensificado por recentes bloqueios e restrições devido a pandemia, estar aberto a produtos e sabores híbridos oferece oportunidades únicas para o tipo de experimentação em que os consumidores estão interessados.

Mais informações:
Cristina Navas – [email protected]
Tel: +55 11 91302-1563

Comments are closed.

Rodapé