Chemyunion FI 0820
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationKantar Nielsen RadarAgências de pesquisa revelam tendências alimentares na pandemia

Agências de pesquisa revelam tendências alimentares na pandemia

  • Written by:

Hábitos de alimentação foram alterados graças à pandemia. Confira as tendências alimentares atuais e perspectivas para o segundo semestre no Brasil

O ano de 2020 prometia ser o momento das saladinhas no Brasil, segundo pesquisas. O brasileiro, que antes queria se alimentar melhor ― tanto para melhorar a saúde quanto por questões ambientais ― se viu subitamente limitado pela pandemia do novo coronavírus.

Recentes pesquisas de institutos como Nielsen e Kantar revelaram os novos hábitos alimentares da população após o início da pandemia, além das perspectivas para o próximo semestre.

Diferentemente do que se previa no início do ano, o brasileiro tem consumido menos alimentos crus, como saladas, peixes e frutas. Em contrapartida, houve crescimento na compra de carboidratos e proteínas, sobretudo nas categorias essenciais: farinha de trigo, massas alimentícias, pães industrializados e carnes vermelhas.

Um estudo da Kantar de junho de 2020 corrobora esse aumento no consumo de industrializados no país, principalmente quando se fala de comidas de consumo rápido, como salgadinhos, chocolates e sorvetes. Em seguida aparecem as refeições de conveniência. Já os produtos saudáveis, como frutas e hortaliças, despontam apenas em terceiro lugar na lista.

Confira abaixo mais dados sobre as tendências alimentares dos brasileiros na pandemia:

Pela Nielsen

♦ Massas alimentícias tiveram crescimento de 3,9% em volume de consumo.

♦ Houve 31% de crescimento entre novos clientes de e-commerce, o que inclui a venda de alimentos.

♦ Os supermercados Pão de Açúcar e Extra tiveram aumento de 76% em clientes em seus e-commerces.

♦ O isolamento social ocasionou aumento de 33% na venda de produtos de longa data, como enlatados.

Pela Kantar

♦ O hábito de cozinhar em casa subiu 27% no último semestre.

♦ As marcas líderes nas escolhas de alimentos entre janeiro e abril de 2020 foram Aurora, Perdigão e Sadia.

♦ Em relação às bebidas, no mesmo período, Sukita, Coca-Cola e Heineken foram as que mais cresceram.

♦ Piracanjuba, Vigor e Danone foram as marcas de lácteos com maior crescimento nas vendas

♦ As categorias de delivery mais pedidas foram fast food, pizzas e pratos feitos

 

 

 

 

 

Fonte: Consumidor Moderno 05.08.2020

Comments are closed.

Parceiros