Close Menu
Food InnovationFood Innovation
  • Home
  • Pauta Editorial 2026
  • Anuncie
  • Fale conosco
  • Mundo
  • Tendências
  • Mercado
  • Cadastre-se no FI News
  • Últimas Notícias NI

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Twix amplia linha no Brasil com novos sabores Cocada e Banoffee

08/07/2026 · 11:56

Pringles lança pão de hot dog inspirado em seus sabores nos EUA

08/07/2026 · 11:44

Cachaça amplia espaço na gastronomia mineira além da caipirinha

08/07/2026 · 10:01
Instagram LinkedIn
  • Pauta Editorial 2026
  • Anuncie
  • Contato
LinkedIn Instagram
Food InnovationFood Innovation
  • Mundo
  • Tendências
  • Mercado
Newsletter
  • Home
  • Pauta Editorial 2026
  • Anuncie
  • Fale conosco
  • Mundo
  • Tendências
  • Mercado
  • Cadastre-se no FI News
  • Últimas Notícias NI
Instagram LinkedIn
Food InnovationFood Innovation
Início » Indústria de chocolates se adaptou às necessidades do consumidor no portfólio de Páscoa
Varejo Por Janaina6 minutos de leitura03/03/2022 · 14:23

Indústria de chocolates se adaptou às necessidades do consumidor no portfólio de Páscoa

Compartilhe WhatsApp LinkedIn Email Copy Link
Siga-nos:
Instagram LinkedIn
WhatsApp LinkedIn Email Copy Link

A cada ano, um novo desafio surge, mas a data permanece um ícone em indulgência e em carregar simbolismos que mexem com o sentimento dos consumidores. E é isso que as apostas na data traduzem

A Páscoa, nos últimos dois anos, foi quase inimaginável para o consumo de chocolates. O choque maior veio em 2020, quando as medidas de restrição pegaram varejo e indústria de surpresa. De lá para cá, o cenário vem se alterando rapidamente: a pandemia permanece até hoje, com perspectivas melhores devido à vacinação, mas sob constante alerta por possíveis surgimentos de novas cepas; a inflação pressiona o poder aquisitivo da população; e novas formas de consumir emergem rapidamente.

Diante de tudo isso, a indústria tem buscado se adaptar ao bolso, aos hábitos e às necessidades do consumidor. Seja em sabores inusitados, versões premium, formatos divertidos, promoções e ações de merchandising. O varejo, da mesma forma, compõe o sortimento de olho no perfil do público, suas preferências e seu gosto pelas novidades, além de ajustar compras e espaço de exposição para bombons e tabletes. Aliás, diante desses anos desafiadores, imaginação e iniciativa têm marcado presença.

No ano passado, a Páscoa garantiu à Lacta e à Nestlé crescimento de duplo dígito, o que em certa medida repercutiu nas vendas do varejo. Neste ano, o otimismo retorna. Quem também prevê bons resultados é a Danke, que espera alcançar nesta Páscoa a soma de quase todo o faturamento da empresa em 2021, cuja operação começou de fato a partir do segundo semestre.

Parreiras: sim ou não?
Dentro do seu portfólio, a Danke não considera as parreiras essenciais na exposição. “Nossa marca já nasceu fora delas. Os produtos são fornecidos em caixas para exposição nas gôndolas e em displays expositores”, diz Robert Lundstedt, gerente de trade markeging da empresa. Já a Nestlé vê a parreira como um instrumento importante no ritual de compras do brasileiro. Mas aumentará a presença de seus produtos em diferentes pontos das lojas, segundo Mariana Marcussi, gerente de marketing da companhia. Para a Mondelez, a parreira ainda é essencial. Tanto que promoverá concursos de incentivo para o time de vendas a fim de estimular o sell out. “Incentivaremos a equipe a seguir o planograma ideal e usar os materiais expositores para facilitar e agilizar a escolha do consumidor”, defende Amanda Affonso, gerente de marketing sazonal da empresa.

Conheça os serviços dos fornecedores para o varejo e algumas ações.

Mondelez

•Negociação de planos customizados que envolvem entrega, execução, presença de promotores e identidade visual com corners de exposição especiais

•Ações promocionais, combos virtuais, cuponagem e visibilidade nas plataformas

Nestlé

• Negociação de pacotes de marketing e merchandising com o varejo

•Contratação de promotores para dar suporte aos clientes no período

Danke

• Distribuição de amostras

• Ações nos pontos de venda

• Material de merchandising

• Ações de divulgação dos produtos ao consumidor final na mídia jornalística

No e-commerce, campanhas de marketing digital e de geração de tráfego com mídia paga

Neste ano, a indústria trará a mesma linha de 2021 com embalagens delicadas e detalhadas de coelhinhos, diferentes das ilustrações tradicionais. Segundo a fabricante, os produtos são similares aos chocolates belgas e suíços. Daí o planograma contemplar exposição ao lado dos chocolates nobres.

Além dos tradicionais chocolate ao leite e branco, a empresa traz um portfólio com sabores inusitados e diferentes tamanhos e opções para crianças e adultos

CHOCOLATE SUPERPREMIUM
A exposição sugerida coloca a linha de Páscoa ao lado de chocolates importados, para posicionar os produtos como superpremium.

Para levar o consumidor à experimentação, a Danke oferece ovinhos recheados sortidos. A empresa terá diversas versões de ovos de chocolate, incluindo ovinhos ocos, além de barras mescladas.

Mondelez

Com os lançamentos guardados a sete chaves (Só serão divulgados em fevereiro. Esta reportagem foi fechada no final de janeiro), a Mondelez afirma que manterá no portfólio versões tradicionais, como o Lacta Sonho de Valsa e o Oreo, além da caixa Lacta Coração, com bombons de vários sabores, entre eles caramelo salgado e chocolate 60% cacau com geleia de morango. A linha premium Lacta Intense 40% e 60% de cacau também estará de volta.

Ovos com tripla camada em sabores como avelã entrarão novamente nas prateleiras. A linha, que foi uma das mais bem-sucedidas nos últimos dois anos, combina alta indulgência com valor agregado.

A empresa aposta bastante na caixa de bombons, lançada no segundo semestre do ano passado, com os dois clássicos da Lacta: Sonho de Valsa e Ouro Branco, que têm grande aceitação entre os brasileiros e vêm sendo uma boa opção para presentear.

Trufas sortidas em caixas com 9 a 12 unidades é outra linha que acrescenta valor ao sortimento e agrada a paladares mais sofisticados.

Nestlé

A empresa lançará, para a data, o Multipack KitKat coelho e KitKat Celebreak, marca festejada por crianças e adultos. Trará também Ovos Talento Caramelo Salgado Dark com 50% cacau, no segmento premium, além do Surpresa Dino Eggs e do Surpresa Magia, que devem mobilizar a atenção das crianças. Entre as linhas já conhecidas regressam ao mercado o ovo Nestlé ao leite zero adição de açúcares e o Nestlé dark 55% cacau com zero adição de açúcares/glúten/lactose. A linha de tabletes, caixas de bombom e candybars estará nas gôndolas, ilhas, nos pontos extras e checkouts e abaixo das parreiras.

O produto, que teve boa aceitação no ano passado, é destinado ao consumidor que quer alternativas saudáveis ou sofre restrição alimentar.

Entre os lançamentos para as crianças, a indústria traz o Surpresa Dino Eggs e o Surpresa Magia, ambos com embalagens e comunicação em cores vibrantes, que remetem à fantasia e a personagens queridos.

Kit Kat, marca ícone entre os consumidores, vem com um sortimento variado, como os miniovos, os coelhinhos e a caixa com a versão Celebreak. A marca Alpino também traz mais de uma versão.

Hershey’s

A indústria distribui o foco desta Páscoa entre ovinhos, barras em edição limitada, tabletes como o Hershey’s Special Dark 73%, além de wafers e a linha Hershey’s Professional com moedas de chocolate de fácil derretimento no micro-ondas e gotas forneáveis de chocolate para preparo doméstico de ovos de Páscoa.

A empresa importou ovinhos Reese’s, com formatos temáticos como Bunny, Mini Eggs, Pieces Eggs e Half Egg, além da Hershey’s Polka Dot Mini Eggs, uma versão colorida no sabor Cookies’n’Creme, em formato de miniovinhos.

Segundo dados da Horus, empresa de inteligência de mercado, a presença das barras de chocolate cresceu 4% na Páscoa do ano passado sobre o mesmo período de 2020. Na ocasião os brasileiros compraram, em média, 3 itens desses produtos, com tíquete médio de R$ 11. Já as caixas de bombons estiveram presentes em 9% mais compras, com gasto médio de R$ 17. Foram dois itens adquiridos a cada compra.

Fonte: SA Varejo 18.02.2022

chocolates consumidor Páscoa

Posts relacionados

Embalagem & Design

Kopenhagen lança chocolates inspirados em Minions e Monstros

Embalagem & Design

Panco transforma embalagens em plataforma interativa na Copa

Novos Produtos

Cacau Show lança Chocomigos com linha de pelúcias colecionáveis

Novos Produtos

Casa Bauducco apresenta portfólio de Páscoa com coleção criada pela chef Carole Crema

Internacional

Dior lança ovo de Páscoa em Paris inspirado na alta-costura para 2026

Novos Produtos

Casa de Bolos lança Bolo Mesclado como destaque para a Páscoa

Anastacio
FiSA
Rousselot - 30.06.26 -  30.08.2026
Mais lidas
🔥 Mais lidas

Ver mais

Regulatórios & Segurança
Regulatórios & Segurança

Ver mais

Regulatórios
Nova regulamentação do chocolate eleva exigências para indústria no Brasil
Regulatórios
Bares e restaurantes esperam alta de 20% no Dia das Mães
Embalagem & DesignRegulatórios
Abrasorvete intensifica atuação em rotulagem e segurança de alimentos
Regulatórios
Segurança alimentar ganha protagonismo em cozinhas profissionais
Ciência & TecnologiaRegulatórios
Anvisa lança canal no WhatsApp e reforça comunicação com alimentos
Eventos do Setor
  • 04 ago
    Food Ingredients South America 2026
    04/08/2026 a 06/08/2026
  • 19 ago
    Newtopia Now 2026
    19/08/2026 a 21/08/2026
  • 31 ago
    SIAL Shenzhen 2026
    31/08/2026 a 02/09/2026
  • 02 set
    Vitafoods Asia 2026
    02/09/2026 a 04/09/2026
  • 17 out
    SIAL Paris 2026
    17/10/2026 a 21/10/2026
  • 28 set
    Analitica Latin America 2027
    28/09/2027 a 30/09/2027
Fique por dentro!
Receba as principais notícias e tendências do setor direto no seu e-mail.
Rodapé 2
IBM_logo_Branco

Grupo de mídia especializado dedicado ao desenvolvimento do mercado de alimentos funcionais e suplementos, com foco em ingredientes, tecnologias, inovação e soluções para a indústria.

Siga-nos

Instagram Linkedin-in

Contato

  • [email protected]
  • (11) 5588-4256
  • Av. Eng. Armando de A. Pereira, 2937 Cj 205, 2° andar – Bloco A – Jabaquara São Paulo – SP · CEP 04309-011
Instagram LinkedIn
Editorias
  • Alimentos
  • Aromas
  • Bebidas
  • Embalagem & Design
  • Food Service
  • Inteligência de Mercado
Institucional
  • O Food Innovation
  • Quem Somos
  • Cadastre-se no FI News
  • Anuncie
  • Contato
Explore Nossas Marcas

Agri
Innovation

Cosmetic
Innovation

Food
Innovation

Household
Innovation

NUTRA
Innovation

Pharma
Innovation

PAINT
Innovation

Innovation
Live Mktg

Revista H&C

© 2026 Food Innovation · Innovation Business Media Ltda. · Todos os direitos reservados
  • Termos de uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre Cookies
  • Sobre o uso de I.A. generativa

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nós utilizamos cookies com objetivo de prover a melhor experiência no uso do nosso site. Leia nossa Política de uso de cookies para entender quais cookies nós usamos e quais informações coletamos em nosso portal. Ao continuar sua navegação, você concorda que podemos armazenar cookies no seu dispositivo.