Chemyunion agosto/20
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationRadarO que mais se fala sobre comidas e bebidas nas redes sociais

O que mais se fala sobre comidas e bebidas nas redes sociais

  • Written by:

Nas redes sociais, compartilhamos nosso dia a dia, experiências, hábitos e desejos. E aquela vontade de comer algo ou aquela bebida para uma ocasião especial não ficam de fora das conversas no ambiente digital.

Mas o que se destaca neste vasto universo? Para saber a resposta, a plataforma de insights Stilingue realizou uma análise integrada de mais de 1,8 milhão de publicações de janeiro a julho deste ano, coletadas via Social Listening sobre os desejos dos usuários em relação à comida e bebida.

Confira os principais insights do levantamento da Stilingue:

Fome de quê?

A variedade de sabores foi uma constante nos mais de 626 mil posts com comentários sobre comida. Entre os principais desejos estão doces, batatas fritas, McDonald’s, churrasco, hambúrguer, panetone, Subway, pizza, queijo, pão de queijo e comida japonesa.

Onde comer?

Os usuários mostraram estar com saudades de ir ao shopping, local onde normalmente há uma grande variedade de restaurantes. E, na hora de escolher onde comer, KFC e Bob’s ganharam destaque entre as mais de 4,8 mil publicações que citaram estabelecimentos, seguidos por Giraffas, Subway e Pizza Hut. As mulheres foram as que mais publicaram a respeito de sua fome (72%), principalmente no Twitter e no YouTube.

Vai um cafezinho?

A padaria foi o local mais mencionado nas redes sociais sobre tomar café, com 17 mil comentários, sendo 37% positivos. Dentre eles, os usuários destacaram a “saudade de tomar café da manhã na padaria”, “pão de queijo no caminho do trabalho”, “passar na padaria para a mãe ou para o pai”, e as “saudades do café da padaria”. No entanto, 31% dos posts tiveram teor negativo, com reclamações sobre a falta de padaria no iFood, o preço do café na padaria e padarias que fecham aos domingos.

Outro estabelecimento muito mencionado foi o Starbucks, com 9 mil posts. Entre os comentários positivos (31%), estão as mensagens “Tomar um café com a mãe” e “sair com um café da Starbucks na mão”.

Partiu bar

Foram coletadas e analisadas mais de 350 mil publicações relacionadas a bares, e das 11% que estavam relacionadas à pandemia, 65% tinham sentimento negativo. Entre as publicações podemos ver mensagens como “vacina para ir pro bar” e “repercussão da CPI” [da Covid]. No total, 7% dos internautas indicaram a intenção de ir a bares com a flexibilização de restrições em alguns estados e municípios.

As menções a bares, têm um teor amplamente positivo (45%), com 18 mil posts salientando termos como “open bar”, “festa”, “pai”, “mãe” e “amigo”. E ao analisar as mais de 77 mil publicações que uniram os termos “vou” e “bar” no período, notou-se um aumento de 27% em junho, após quatro meses de queda.

O que beber?

Só no primeiro semestre de 2021 (janeiro a junho) foram coletados mais de 574 mil comentários sobre cerveja, mesmo com uma queda de 14% entre maio e junho ante à alta de 4% entre março e abril. As cinco marcas mais citadas pelos usuários foram Brahma (41,6%), Skol (27,9%), Heineken (23,3%), Budweiser (3%) e Eisenbahn (1,1%), sendo que as temáticas mais relacionadas a elas foram malte (32,5%), experiência de compra (27,4%), campanhas (16%), alegria (7,9%), água (6,7%), futebol (3%), consideração de compra (2,4%) e lúpulo (1,9%).

Mas a cerveja não foi a única bebida mencionada pelos usuários. As bebidas destiladas também foram lembradas pelos usuários em mais de 398 mil posts. A cachaça foi a mais citada nas redes sociais, seguida por whisky, vodka, rum e tequila. Analisando as três primeiras colocadas, a cachaça foi mais relacionada aos termos “vontade” (6,9%) e “vida” (2,7%); o whisky foi associado a “gelo” (2,3%) e “pura” (1,4%); e a vodka a “energético” (13%), “pura” (3,2%) e “shots” (1,5%).

Comments are closed.

Rodapé